Energia - Marco regulatório do gás natural é aprovado e sancionado pelo governo
Medida reduzirá preço do insumo, tornando a indústria nacional mais competitiva
Agência Senado
Abertura do mercado pode gerar R$ 4 milhões de novos empregos, aponta estudo
Desde 2013 sendo debatido no Congresso Nacional, o projeto de lei que trata do novo marco regulatório do setor do gás (PL 4476/2020), ganhou impulso novamente nas Casas Legislativas e foi aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada do dia 17 de março. A expectativa é de que a nova legislação traga benefícios, como o barateamento do custo do gás para a população, em residências e transportes, para os setores químico e agropecuário – uma vez que o gás natural é o principal insumo para a produção de fertilizantes nitrogenados, essenciais para a agricultura moderna e altamente demandado pelos cultivos agrícolas.
O projeto foi comemorado pelo Governo Federal. O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, enfatizou que a medida favorecerá a formação de um mercado de gás natural aberto, dinâmico e competitivo. A nova lei promoverá a concorrência entre fornecedores e a consequente redução no preço final do gás para o consumidor, disse.
Estudo da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres indica que a abertura do mercado de gás pode gerar 4 milhões de novos empregos. Já a pesquisa feita pela Strategy&PWC indica que o volume de investimentos que o setor de gás natural pode atrair a partir de um novo marco regulatório chega a US$ 32 bilhões.
Convertido na Lei nº 14.134, o projeto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 8 de abril.
Inscrições para Olimpíada de Química de SP são adiadas
Tendo em vista as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o prazo de inscrições para a edição 2021 da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) foi prorrogado de 31 de março para o dia 26 de abril. Organizado pela seção paulista da Associação Brasileira de Química (ABQ-SP), a competição acadêmica é voltada para estudantes da 9ª série do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio. O CRQ-IV é um dos patrocinadores desse evento, que já tem mais de 20 anos de existência.
A OQSP integra o Programa Nacional de Olimpíadas de Química e seleciona estudantes para representar o Estado de São Paulo na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). A competição nacional define os representantes brasileiros na Olimpíada Ibero-americana de Química e na Olimpíada Internacional de Química.