Seis novas comissões vão assessorar o Conselho em diversas atividades
Joseph Mucira/Pixabay
A partir deste mês de junho, o CRQIV contará com seis novas Comissões Técnicas. Este foi o resultado final do Edital de Chamamento nº 01/2021, publicado em 14/04/2021 no site da entidade e que anunciou a intenção de formar mais dez comissões, além das oito já existentes.
Regidas agora pela Deliberação nº 39, de 30 de março passado, as comissões são formadas por profissionais com pelo menos três anos de experiência em suas áreas de atuação. Elas se destinam a assessorar os trabalhos do Conselho em assuntos envolvendo legislação, aprimoramento profissional, adequação de currículos escolares, conflitos de competência com outras profissões etc.
As seis Comissões Técnicas que tiveram candidatos aprovados foram as de Elastômeros e Polímeros (CTEP), Energia (CTEN), Serviços Laboratoriais (CTLAB), Segurança Química (CTSQ), Serviço de Saúde (CTSS) e Tintas e Adesivos (CTTA).
Não alcançaram número mínimo de inscritos (cinco) as comissões de Celulose e Papel, Metalurgia, Material Cerâmico e Beneficiamento Têxtil. Em data a ser anunciada, o CRQ-IV publicará um novo Edital de Chamamento para tentar formar esses grupos.
As comissões já existentes que não possuíam o limite máximo de participantes (onze) ganharam novos integrantes. Foram elas: Comissão Técnica de Divulgação (CTDIV), um membro; Comissão Técnica de Química Farmacêutica (CQFAR), três membros; e Comissão Técnica de Saneantes (CTSAN), dois membros.
Os profissionais foram escolhidos por uma Comissão de Avaliação composta pelos Conselheiros Claudio Di Vitta, Nelson César Fernando Bonetto e Reynaldo Arbue Pini, responsáveis por analisar os currículos e demais documentos exigidos para a candidatura.
REUNIÕES – Os integrantes das comissões se reúnem uma vez por mês para discutirem temas previamente escolhidos por eles mesmos ou propostos pela direção do Conselho. Podem ocorrer reuniões extraordinárias para tratar de assuntos específicos e que demandem, por exemplo, a elaboração de pareceres técnicos a serem enviados para outros entes públicos ou privados.
Enquanto permanecerem as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os encontros serão virtuais. A retomada das reuniões presenciais ocorrerá tão logo seja possível, mas cada grupo poderá optar por manter as videoconferências pelas vantagens que essa modalidade de encontro oferece. As reuniões serão coordenadas pela Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Juliana Pena de Carvalho, que integra o time da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV.
Cada comissão tem uma página exclusiva no site do Conselho, onde são listados seus objetivos gerais, a relação de seus integrantes, as datas das reuniões, pautas e as metas para o exercício. As metas dos seis novos grupos serão divulgadas em breve.
Entre as diversas atividades das comissões está a montagem de cursos e outros eventos técnicos, como congressos, simpósios e seminários, que poderão ser presenciais ou virtuais conforme as condições sanitárias permitirem e/ou os grupos julgarem mais conveniente.
Por serem consideradas ações relevantes para a profissão e de caráter voluntário, as atividades dos integrantes das comissões não são remuneradas.