Atendimento ao público é ampliado com recuo nos casos de Covid-19
Solicitar serviços pela Internet continua sendo mais rápido e barato
Pixabay
Suspensos desde março por conta do agravamento da pandemia de Covid-19, os atendimentos presencial e telefônico do CRQ-IV foram reativados em 22 de julho, conforme portaria publicada no Portal da Transparência. Até então, o serviço estava restrito basicamente ao e-mail. Entre os fatores que levaram o Conselho a tomar essa decisão está o anúncio feito pelo governo paulista de flexibilizar a quarentena e reduzir o trabalho pelo sistema home office nos órgãos públicos. O Conselho também está retomando o seu plano de fiscalização, que até então estava focado na investigação de denúncias formuladas pelo público e por órgãos ligados à área da saúde.
O atendimento presencial está sendo feito das 9h30 às 14h30, mas apenas por meio de agendamento prévio. O Conselho lembra que a totalidade dos procedimentos sobre registro, transferência, renovação de licença, emissão de certidões, indicação de Responsável Técnico, atualização cadastral etc. pode ser feita on-line, bastando para isso acessar o sistema MeuCRQSP, disponível neste site.
Mas se mesmo assim preferir o atendimento presencial, clique aqui para escolher uma data . Não esqueça de navegar antes pelo site para saber quais documentos precisará trazer para o serviço que requererá. Tal checagem agora também poderá ser feita pela Central Telefônica – 11 3061-6000 –, que voltou a funcionar em seu horário habitual: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h, sem intervalo para almoço.
Somente poderá ingressar na sede quem cumprir os protocolos sanitários: higienizar as mãos com álcool gel, estiver usando máscaras, permitir que sua temperatura seja aferida por meio de termômetro eletrônico e guardar distância de 1,5 metro de quem estiver próximo. Apenas uma pessoa poderá subir por vez para a área de atendimento, localizada no mezanino do prédio.
Fotos: CRQ-IV
Poliana aproveitou vinda a S. Paulo para pedir o registro definitivo
Até o fechamento desta edição, tanto a Central Telefônica quanto o agendamento para atendimento presencial registravam fluxo considerado até abaixo das expectativas, apesar dos vários meses de suspensão desses serviços. Acredita-se que tal comportamento se deve em boa medida às ações tomadas pelo CRQ-IV durante a pandemia no sentido de ampliar a prestação de serviços pela Internet, primeiro apenas permitindo o envio dos documentos digitalizados e mais recentemente com a criação do sistema MeuCRQSP.
Dicas – Quem pretende ligar para o Conselho deve observar as seguintes dicas para agilizar seu atendimento: 1) Se o assunto de sua ligação for sobre como pagar a anuidade deste ano, economize tempo e faça você mesmo a emissão da 2ª via do boleto clicando aqui; 2) Para o pagamento de anuidades de anos anteriores e de outros débitos, prefira escrever para o e-mail tesouraria@crq4.org.br para que o valor seja calculado e lhe enviado por escrito; 3) Mas se a sua dívida já se encontrar em fase de execução judicial, escreva para o endereço regianea@crq4.org.br ou telefone para o número 11 3061-6038. Atenção: este e-mail e telefone destinam-se exclusivamente ao atendimento de profissionais e empresas cujos débitos estejam, como salientado, em execução judicial. Não os acione por outros motivos, pois não serão fornecidas as informações desejadas.
O e-mail principal do Conselho – crq4@crq4.org.br – também segue disponível. Importante: também para agilizar seu atendimento e evitar que o mesmo assunto seja tratado por mais de um funcionário, envie um único e-mail ou faça apenas uma ligação. Alguns assuntos, pela complexidade, podem demorar algum tempo para serem respondidos. Por isso, aguarde pelo menos cinco dias entre um contato e outro.
Sempre que optar por contatar o Conselho por email, escreva na mensagem seu nome completo e o número de seu CPF. Se for representante de uma empresa, informe seu nome, a razão social e o CNPJ da pessoa jurídica. Nos dois casos, recomenda-se indicar um número de telefone, com DDD, para eventual contato em horário comercial.
Wellington concluiu recentemente o Bacharelado em Química
Procura – Nas primeiras semanas da volta do atendimento presencial, o CRQIV registrou baixa procura, algo ao redor de três a quatro pessoas por dia. Alguns profissionais e/ou representantes de empresas fizeram agendamento, mas não compareceram. Serviços relacionados à formalização ou atualização do registro profissional foram os mais demandados por quem preferiu vir até a sede da entidade, localizada no bairro de Pinheiros, na Capital. Este foi o caso da Técnica em Química Poliana Barbosa Almeida, de 29 anos. Moradora em São Bernardo do Campo, ela veio até o Conselho para solicitar a substituição do registro provisório pelo definitivo. “Acessei o site para obter informações e vi que o atendimento havia sido retomado. Aproveitei que já viria a São Paulo e fiz o agendamento para ser atendida presencialmente”, conta a profissional, que se formou no Colégio Anchieta, daquela cidade da região metropolitana de São Paulo.
Mesmo ciente da possibilidade de realizar todos os procedimentos pelo site do Conselho, Wellington Soares do Santos, de 35 anos, também deu preferência ao atendimento presencial. Tendo concluído recentemente o curso de Bacharelado em Química, o morador no bairro Santo Amaro, na Capital, também procurou o CRQIV para solicitar o registro profissional. “Achei que pelo site eu talvez não conseguisse dar entrada na documentação da forma correta por falta de conhecimento, então preferi vir pessoalmente e tirar todas as dúvidas”, explica.