Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CRQ-IV lamenta a morte do professor Ricardo Feltre, fundador da Moderna


Engenheiro Químico pela USP, ganhou notoriedade pelos livros didáticos que escreveu

Divulgação


Os integrantes do Plenário do Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV) lamentam a morte do Engenheiro Químico Ricardo Feltre, fundador da Editora Moderna, professor e autor de diversos livros didáticos de Química voltados ao Ensino Médio e Superior. Feltre faleceu na madrugada do dia 5 de novembro, aos 93 anos. A causa da morte não foi divulgada.

Engenheiro Químico graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Feltre também colaborou com a construção da história deste CRQ-IV, havendo se registrado em outubro de 1957, ano de instalação de nossa entidade pelo Conselho Federal de Química. Seu registro era o de número 54.

Feltre ensinou Química Orgânica para alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tendo sido transferido ao Instituto de Química, da mesma Universidade, quando de sua inauguração, em 1970.

Mas foi em 1968, como um dos fundadores da Editora Moderna, que Feltre começou a ganhar notoriedade. Aos 40 anos de idade, juntamente com os professores Carlos Marmo e Setsuo Yoshinaga, criou aquela que chegou a ser uma das mais importantes editoras de livros de didáticos do Brasil. A editora permitiu a produção em grande escala de materiais que eles já usavam em sala de aula, principalmente em cursos pré-vestibulares.

Feltre também ficou conhecido como um dos principais autores de livros voltados ao ensino da Química do País. Entre os títulos de destaque estão “Química Geral”, “Atomística”, “Físico-Química” e “Química Orgânica”, coleção que foi amplamente utilizada por professores e alunos do Ensino Médio na década de 1970. Suas obras estavam presentes em quase todos os editais do Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, sendo, na maioria das vezes, aprovadas.

Ricardo Feltre deixou esposa, dois filhos, netos, além de estudantes, docentes e uma legião de profissionais da Química que desenvolvem suas atividades e tiveram o privilégio de adquirirem ensinamentos proferidos por esse notório professor.


Hans Vierler – Presidente
Nelson Cesar Fernando Bonetto – Vice-presidente





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região