Escola de Indaiatuba conquista nova recertificação para seu curso técnico
Outras duas instituições tiveram cursos reconhecidos pelo programa do CRQ-IV
Thomaz Edson/DCSI/FIEC
Da esquerda para a direita: Nilza Chavier, assistente de direção; Marta Bérgamo, representante do curso junto ao CRQ-IV; Eliane Geiss, diretora da Fiec; o prefeito Nilson Gaspar; Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do CRQ-IV; Geraldo Garcia, superinten- dente da Fiec; Claudemir Borgo, coordenador do curso que foi recertificado; e o secretário de Meio Ambiente Guilherme Magnusson
O Centro de Educação Profissional de Indaiatuba, da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Cepin/Fiec), instituição localizada a pouco mais de 100 km da capital paulista, teve seu curso Técnico em Química certificado pelo programa Selo de Qualidade pela quarta vez. A outorga ocorreu em 11 de novembro de 2021, após o curso passar por auditoria da Comissão de Ensino Técnico do Conselho.
Com a nova recertificação, o Cepin/Fiec completou dez anos como participante do programa, que objetiva oferecer um instrumento de identificação e certificação das escolas comprometidas com a qualidade de ensino. A iniciativa foi lançada em 2007, ano em que o CRQ-IV comemorou o cinquentenário de sua instalação.
Criado em 1985, o Cepin/Fiec é uma instituição pública vinculada à Prefeitura Municipal de Indaiatuba e tem como missão propiciar o desenvolvimento sustentável da região, com ênfase na qualificação profissional dos cidadãos. Segundo o coordenador do curso, Claudemir Adriano Borgo, a escola sempre primou pela qualidade do ensino técnico e tecnológico, “assim, a revalidação do Selo de Qualidade junto ao CRQ-IV veio de encontro ao objetivo maior da instituição”, disse.
Com mais de 400 empresas compreendendo atividades químicas em Indaiatuba e arredores, a procura pela revalidação do Selo tem um papel estratégico na busca por oferecer aos formandos maiores oportunidades profissionais. “O Selo favorece o processo de aprimoramento constante [do curso] e a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho, contribuindo para um alto índice de empregabilidade”, afirmou Borgo. Soma-se a isso a maior credibilidade e visibilidade conferida ao curso – único da região detentor da certificação conferida pelo CRQ-IV – o que estimula o aumento da procura pela formação técnica oferecida pelo Cepin/Fiec.
Para atender aos requisitos exigidos no processo de auditoria, Borgo relatou que a escola não enfrentou grandes obstáculos, “uma vez que busca constantemente melhorias de instalações e equipamentos, e principalmente nas competências e habilidades no processo de ensino e aprendizagem do aluno”. Durante a avaliação, a Comissão de Ensino Técnico verifica aspectos como gestão dos cursos, infraestrutura, qualificação do corpo docente, projeto pedagógico, relações institucionais e com a comunidade, entre outros.
‘O Selo favorece o processo de aprimoramento constante [do curso] e a inserção de nossos alunos no mercado de trabalho, contribuindo para
um alto índice de empregabilidade’.
Claudemir Borgo, coordenador do curso recertificado
com o Selo de Qualidade.
Cerimônia – A entrega da placa que simboliza o Selo de Qualidade foi realizada no dia 25 de janeiro, durante uma cerimônia na sede da Cepin/Fiec. O evento teve a participação do prefeito da cidade, Nilson Gaspar. O Conselho foi representando por sua gerente de Fiscalização, a Engenheira Química Andrea Mariano. “São várias etapas para auditar a qualidade do curso. Parabenizo vocês por essa conquista”, disse ela ao entregar a placa ao mandatário local e ao superintendente da instituição de ensino, Geraldo Garcia.
O prefeito Nilson Gaspar parabenizou a equipe e os professores. “Indaiatuba tem mais de 400 empresas em atividades químicas e a grande maioria absorve a mão de obra qualificada da Fiec, pois sabe da qualidade oferecida pelo curso”, ressaltou. Por sua vez, o superintendente Garcia creditou a manutenção do Selo aos docentes do curso e a estrutura oferecida pela escola. “Os professores são altamente capacitados e fazem um excelente trabalho de profissionalização do aluno. A Fiec oferece toda a infraestrutura laboratorial, com modernos equipamentos para que tenham a prática exata da área química”, afirmou.
Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Meio Ambiente, Guilherme Gaspar Magnusson; a diretora do Cepin/Fiec, Eliane Geiss; a assistente de direção, Nilza Chavier; e a professora Marta Eliza Bérgamo, representante do curso junto ao CRQ-IV.
Novas outorgas – No dia 14 de dezembro, o Plenário do CRQ-IV também concedeu a recertificação ao curso Técnico em Química – Integral e ao curso Técnico em Química – Modular Noturno mantidos pela Escola Técnica de Paulínia (Etep), também do interior paulista. Nessa mesma data, foi concedida a certificação do curso Técnico em Química – Integrado ao Ensino Médio do Colégio Alem, da cidade de Rio Claro, e a recertificação do curso Técnico em Química (Concomitante/Subsequente) dessa mesma instituição. Em breve, as placas que simbolizam o Selo de Qualidade serão entregues aos representantes dessas escolas.