Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Agenda legislativa norteará ações do Sistema na defesa de interesses da área


Objetivo é contribuir com as discussões de projetos em tramitação no Congresso
 

CFQ

Evento inédito em 65 anos do Sistema reuniu presidentes de CRQs e Conselheiros Federais

Conselheiros federais e presidentes de Conselhos Regionais de Química estiveram reunidos nos dias 19 e 20 de janeiro, em Brasília, para estruturar a primeira Agenda Legislativa do Sistema CFQ/CRQs. O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, esteve presente. O objetivo foi analisar projetos de lei em andamento no Congresso Nacional, estabelecer as principais necessidades do setor químico para 2022 e discutir estratégias de atuação junto aos deputados e senadores. Essa foi a primeira vez, em 65 anos de história do Sistema, que um trabalho desse porte foi produzido.

Num primeiro momento, os participantes foram divididos em grupos temáticos e analisaram cerca de 45 projetos de lei em tramitação na Câmara e no Senado Federal que versam sobre temas relativos à Química, aos profissionais da área e aos conselhos profissionais. Após definir um posicionamento do Sistema sobre essas matérias, o desafio agora será agir junto aos parlamentares para defender os interesses do setor, que figura como um dos mais importantes para o desenvolvimento do País.

“Temos plena confiança na capacidade de realização do conjunto de pessoas que reunimos aqui. Os três grupos temáticos que organizamos terão de nós todo o suporte para que o resultado seja fiel às nossas necessidades e anseios. Acredito que a elaboração da Agenda Legislativa, como fizemos hoje, se tornará rotineira dentro do calendário de atividades do Sistema CFQ/CRQs”, disse o presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho.

Reiq – O tema que encabeça a Agenda Legislativa é o retorno do Regime Especial da Indústria Química (Reiq), que foi extinto no final do ano passado por meio da Medida Provisória (MP) 1095. Criado em 2013, o Reiq objetivava gerar maior competitividade ao setor químico brasileiro, garantindo isenção de 3,65% do PIS e Cofins sobre a compra de matérias-primas básicas. Sua extinção pegou a indústria química de surpresa, já que o governo havia sancionado uma lei, em junho, que previa o fim gradual do subsídio até 2025. Segundo a indústria, o fim abrupto do Reiq pode significar a demissão de 85 mil trabalhadores. O Sistema CFQ/CRQs, que já publicou nota de apoio à indústria, trabalhará junto ao Congresso visando à rejeição da MP.

Entre outros, a Agenda se debruçará sobre temas como o marco regulatório para gestão segura de substâncias químicas, previsto no Projeto de Lei 6120/2019, logística de portos, a nova Lei do Gás e a busca de recursos para a qualificação e o desenvolvimento dos profissionais da Química.

Parte do encontro também contou com apresentações de três painelistas com expertise na área de relações governamentais: Suelma Rosa, Head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever no Brasil e presidente do Instituto de Relações Governamentais (IRELGOV), primeira instituição do gênero criada no Brasil, em 2014, com o objetivo de elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos dos profissionais que trabalham com relações governamentais; Eduardo Galvão, diretor de Relações Governamentais da agência de relações públicas BCW Latin America; e Carolina Venuto, advogada, especialista em Direito Público e em Ciência Política.

Além de apresentarem um panorama prático sobre o cotidiano da atuação junto ao Congresso e ao Executivo, os palestrantes chamaram atenção para as especificidades e desafios deste ano que, por ser eleitoral, traz como particularidade um período de trabalho legislativo efetivamente reduzido, concentrado entre fevereiro a julho.

A Agenda Legislativa é um passo central para resolver os problemas de competitividade da Química no Brasil. A única forma de avançar é de forma colaborativa com todas as entidades representativas do setor, como as associações, os sindicatos e os entes do Sistema CFQ/CRQs, ressaltou o Diretor da Associação Brasileira da Indústria Química, André Passos, que também participou das reuniões para elaboração do documento.







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região