Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Investimentos em Saneamento básico foi tema da nova edição do QuimTec


Realizado pelo CFQ, evento focou as oportunidades embutidas na Lei 14.026/20

 

CFQ

 

Realizada no dia 24 de janeiro, de modo on-line, pelo Conselho Federal de Química (CFQ), a 3ª edição do QuimTec debateu a importância dos profissionais da Química, especialmente dos Técnicos, na área de saneamento básico. O ponto de partida das discussões foi o novo Marco Legal do Saneamento Básico, que já contabilizou mais de R$ 60 bilhões em investimentos. Entre as suas metas, a legislação estabelece que, até 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e à coleta de esgoto.

Como lembrado pelo Engenheiro Químico e especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental, Gandhi Giordano, palestrante do evento, é de responsabilidade exclusiva do Profissional da Química o controle da qualidade da água nas estações de tratamento, aplicação de produtos químicos e análises laboratoriais dos mananciais e das águas tratadas para abastecimento público. O marco legal promete, portanto, abrir grandes oportunidades de emprego para os técnicos e também para outros profissionais da área Química.

“O mundo todo precisa trabalhar segundo normas e procedimentos de qualidade e isso abre o mercado de trabalho. Nos próximos anos, em todos os lugares do Brasil haverá investimento na área de saneamento. E neste sentido, é um profissional da Química que vai trazer as soluções para os processos. Por isso é fundamental se preparar e estudar para os próximos anos”, disse Gandhi.

O encontro foi mediado pelo professor Jonas Comin Nunes, que integra o Conselho Federal de Química. Em sua participação, Nunes reforçou a importância da Química para a melhoria da qualidade de vida da população. “Através da atuação ética e responsável dos Profissionais da Química, especialmente dos técnicos químicos, o futuro da humanidade se tornará cada vez melhor”, comentou o conselheiro federal.

O QuimTec foi criado em 2021 pelo CFQ, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa visa auxiliar os profissionais técnicos da área Química na gestão de seus negócios.

A íntegra da 3ª edição do QuimTec está disponível no canal do CFQ no YouTube. Para assisti-la, clique aqui.


Sebrae/SP e CRQ-IV retomarão parceria

Provavelmente no mês de março, o CRQ-IV e o Sebrae/SP retomarão a parceria iniciada em 2021 e que prevê apoio às iniciativas empreendedoras. Micro e pequenas empresas registradas no Conselho e que atuam na região oeste da cidade de São Paulo terão acesso gratuito a palestras e consultorias personalizadas.

O objetivo é auxiliá-las na gestão do negócio e aumento do faturamento por meio de análises e atividades práticas propostas pelos especialistas do Sebrae. Também será feito um estudo da atual situação das participantes e, ao final da consultoria, uma avaliação de seus rendimentos. Com isso, espera-se que elas obtenham um incremento de 3,5% no seu faturamento.

Mais informações sobre a iniciativa serão divulgadas em breve no site do CRQ-IV.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região