CFQ obtém vaga na Câmara Setorial da Indústria Cervejeira
MabelAmber/Pixabay
O Conselho Federal de Química (CFQ) vai integrar a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A câmara congrega associações e empresas ligadas ao setor. O pleito foi apresentado pelo CFQ em reunião do órgão ocorrida em março. A partir de agora, o CFQ terá o caráter de membro permanente.
Coube à conselheira federal Suely Abrahão Schuh, integrante do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG), apresentar a demanda do CFQ. Ela mostrou números e o histórico do CFQ e reforçou o caráter químico do processo produtivo da cerveja.
“Destacamos que a produção cervejeira não é uma atividade que se satisfaça com a instituição de uma “receita” de produção: certos parâmetros precisam ser obedecidos dentro do processo cervejeiro – seja industrial ou artesanal”, afirmou.
Ela reforçou que o acompanhamento das questões relativas à indústria de bebidas permitirá ao CFQ contribuir nas soluções, visto que o número de cervejarias aumentou enormemente nos últimos anos, o que exige atenção dos órgãos de fiscalização, em nome da qualidade e da segurança dos produtos.
“Entendemos que o Conselho Profissional dispõe da condição técnica e das ferramentas para, de maneira construtiva, alcançar os resultados esperados pela sociedade no que diz respeito à bebida, sem desconsiderar as necessidades da indústria e dos profissionais da Química envolvidos no processo”, assinalou.
A demanda do CFQ foi acatada pelos votantes em caráter unânime. Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério, defendeu a inclusão do CFQ
e de outros conselhos profissionais nas câmaras setoriais.
“Temos muitas demandas relativas aos profissionais que atuam nessa indústria, questões relativas à anotação de responsabilidade técnica e muitas outras. A presença do CFQ é muito bem-vinda”, destacou.