Dia do Profissional da Química é celebrado na Assembleia Legislativa
Com a presença de 70 convidados, evento incluiu entrega de prêmios e homenagens
Fotos: Alex Silva
O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, e o deputado estadual, Edson Giriboni, durante a abertura do ato solene na Alesp
Um ato solene no auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no dia 20/06 marcou o Dia do Profissional da Química, oficialmente comemorado em 18 de junho, data em que foi promulgada a Lei 2.800/56, que regulamentou a profissão no Brasil. Promovido pelo Conselho Regional de Química IV Região (SP), o evento reuniu 70 convidados e foi transmitido pelo canal da entidade no YouTube.
A cerimônia foi aberta pelo deputado estadual Edson Giriboni, do partido União Brasil, que viabilizou sua realização por meio de gestões junto à presidência da Alesp. Ele saudou o trabalho dos Químicos em favor do estado de São Paulo e do Brasil e ressaltou o nível de qualidade da Química no País.
Em seguida, o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, apresentou um resumo do trabalho feito pela entidade nos últimos dois anos (a cerimônia não pôde ser realizada em 2020 e 2021 em função da pandemia) em prol dos profissionais, empresas, estudantes e da sociedade consumidora de produtos e serviços químicos.
Viertler começou destacando as atividades do Conselho junto às escolas e na divulgação da Química, ressaltando ações como o apoio às Olimpíadas de Química, a realização de palestras sobre regulamentação profissional, a distribuição, feita naquele mês, de 50 mil tabelas periódicas a estudantes matriculados em cursos técnicos e superiores e os prêmios concedidos pelo Conselho a trabalhos de pesquisa. Estas são ações que, segundo ele, extrapolam as atribuições legais do CRQ-IV.
O presidente também lembrou das atividades desenvolvidas pela entidade durante a pandemia de Covid-19, como a intensificação da fiscalização da produção de álcool gel e da campanha contra a instalação das chamadas cabines de desinfecção, que aspergiam produtos de limpeza comum sobre as pessoas. Além da falta de eficácia desses dispositivos, lembrou Viertler, a medida poderia causar graves problemas de saúde.
Olimpíada – Na sequência, o professor Fernando Silva Lopes, coordenador da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), falou sobre a estrutura da olimpíada nacional, explicando que este é um evento dedicado a estudantes de nível fundamental, médio e superior. Ele contou que normalmente os estudantes brasileiros trazem medalhas ao participar de concursos de química no exterior. O CRQ-IV apoia as Olimpíadas da Química do Estado de São Paulo desde sua primeira edição, realizada há 25 anos.
A seguir, foram entregues os prêmios aos participantes mais bem classificados na OQSP deste ano. O professor Pedro Vitoriano de Oliveira, diretor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, entregou o prêmio Geraldo Vicentini ao aluno da segunda série do Ensino Médio, Enzo Rosenfeld Franco Cabral, do Colégio Etapa de São Paulo. Já o aluno da terceira série do Ensino Médio do Colégio Etapa, de Valinhos, Vinícius Kenji Amano Tanaka foi o vencedor do Prêmio Talentos. Mas como ele não pode comparecer, foi representado por seu orientador, o professor Victor Chida Paiva. O prêmio foi entregue pelo professor Fernando Silva Lopes.
Pedro Vitoriano de Oliveira, diretor do Instituto de Química da USP, entrega o Prêmio Geraldo Vicentini ao aluno Enzo Cabral, do Colégio Etapa, de São Paulo
Fernando Lopes (à direita) entrega o Prêmio Talentos ao orientador Victor Paiva, que representou o aluno Vinícius Tanaka, do Colégio Etapa, de Valinhos
O professor Djalma de Mello, da Faculdade de São Bernardo do Campo, foi um dos representantes de curso homenageados
Representantes – Depois, com a entrega de um pequeno troféu, foram homenageados 12 professores que participam há 20 anos do Programa Representantes de Cursos. O superintendente do CRQ-IV, Wagner Contrera Lopes, idealizador do programa, explicou os objetivos e a forma de atuação dos professores participantes, saudando o trabalho dos 12 homenageados que, segundo ele, foram os primeiros a acreditar na importância de fazerem a interface entre o Conselho e as escolas técnicas e de nível superior. Quatro representantes estavam presentes à cerimônia: Célia Maria Alem, do Colégio Alem, de Rio Claro; Djalma de Melo, da Faculdade de São Bernardo do Campo; Luiz Henrique Sassa, da EMEF e Técnica de Química de Luiz Antonio; e Marta Eliza Bergamo, da FIEC de Indaiatuba.
Os troféus dos que não puderam comparecer foram enviados posteriormente. São eles: Antonio Roque Cardoso (São José dos Campos), Claudinei Martins (Santo André), Fernando José Pedro (Catanduva), Hamilton Magalhães Viana (Santo André), João Batista Giordano (Americana), Joel Gutierres (São João da Boa Vista), Laercio Marques Machado (São Paulo) e Luciano de Oliveira Cardoso (Guarujá).
Selo de Qualidade – Na sequência, Andrea Mariano, gerente de Fiscalização do Conselho, fez uma apresentação do Programa Selo de Qualidade CRQ-IV, que foi instituído em 2007 com o objetivo de reconhecer os melhores cursos técnicos e superiores da área química ministrados no estado de São Paulo.
Na cerimônia, foram entregues placas simbolizando os dois cursos mantidos pela Escola Técnica de Paulínia (Etep) que possuem tal qualificação. Tratou-se, no caso, de recertificações, já que os cursos da Etep possuem o Selo de Qualidade desde 2014. Receberam as placas os professores Helena Onaga e Benedito Accorsi. Também estiveram presentes os professores Edna Gomes Lopes da Cunha e Geremias Silva Santana.
Prêmio CRQ-IV– A parte final da cerimônia foi reservada à entrega do Prêmio CRQ-IV a autores e orientadores. O ganhador de cada modalidade recebeu um certificado e a importância de R$ 6 mil. Seu orientador também ganhou um certificado e R$ 4 mil. A escola de origem dos vencedores recebeu um certificado. Dos prêmios em dinheiro são descontados os impostos pertinentes.
O trabalho ganhador na modalidade Química de Nível Médio foi produzido por um grupo da Escola Técnica Irmã Agostina, da capital, que venceu o concurso pela segunda vez consecutiva. A aluna Carolina Volkweis de Oliveira explicou o conteúdo da pesquisa e leu um agradecimento enviado por sua colega Helena Isabel Correia Alpalhão, que não pôde participar da cerimônia. O presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, entregou o prêmio à estudante e aos seus orientadores, os professores Klauss Engelmann e Aline Alves Ramos. O certificado da Instituição foi entregue ao seu diretor, o professor João Carlos Lima e Silva (Foto 1).
Na modalidade Química de Nível Superior, a orientadora do trabalho vencedor, Juliana da Silva Bernardes, explicou os objetivos da pesquisa e falou em nome da autora, Daiane Batista da Silva, da Unicamp, que também não pôde comparecer ao evento. O prêmio foi entregue à orientadora pelo professor Nelson Cesar Fernando Bonetto, vice-presidente do CRQ-IV (Foto 2).
Por fim, na modalidade Engenharias da Área Química, o orientador do estudo vencedor, professor Adilson Roberto Gonçalves, comentou sobre os objetivos e a metodologia do trabalho. Ele foi escolhido para falar em nome dos autores – Tárik Chaves Taha e Ana Júlia Traiba da Silveira – por ter sido essa a quinta vez que conquistou o prêmio na condição de orientador: nos anos de 2002, 2004 e 2006, quando atuava na Faculdade de Engenharia Química de Lorena; e em 2005, na modalidade Química de Nível Médio, quando trabalhou com alunos do Colégio Técnico de Lorena Prof. Nelson Pesciota. O prêmio ao grupo, que representou a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Campus de Rio Claro, foi entregue pelo deputado Edson Giriboni. Além de engenheiro, o parlamentar comandou a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos entre 2010 e 2014 (Foto 3).
VENCEDORES DO PRÊMIO CRQ-IV
Foto 1
Foto 2
Foto 3
A cerimônia foi encerrada com um coquetel oferecido pelo Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos de São Paulo (Sinquisp).