Áreas de ensino, cosméticos e saneantes têm novas publicações
Cartilhas podem ser baixadas gratuitamente do site do Conselho
Atualizações de materiais e apresentação de novos conteúdos foram feitas pelas comissões de Cosméticos, Ensino Técnico e Saneantes do CRQ-IV durante os meses de julho e agosto. O resultado foi o lançamento de três novas cartilhas contendo compilações de legislações, normas técnicas e orientações inéditas para as respectivas áreas.
Em continuidade ao trabalho iniciado em maio deste ano, quando apresentou o I Compêndio de Qualidade, Validação e Qualificação, a Comissão Técnica de Cosméticos disponibilizou, em julho, o primeiro fascículo dessa coleção. Chamada de Validação de Sistema de Água, a publicação destaca que esse é o principal insumo utilizado na indústria cosmética, respondendo por quase 90% da composição do produto. Em razão disso, ressalta a cartilha, devem ser levados em consideração com muito cuidado parâmetros físico-químicos, microbiológicos, higienização como plano de contingência, looping (circulação permanente).
O fascículo também chama a atenção para a importância de métodos como a destilação, a filtração, a micro, ultra e nanofiltração, a osmose reversa, a deionização, a eletrodeionização, a adsorção e a oxidação ultravioleta, e as combinações entre essas técnicas para tornar a água adequada à produção de cosméticos.
Também no mês de julho, a Comissão Técnica de Ensino Técnico lançou a 3ª edição do Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação. Assim como os de anos anteriores, publicados em 2007 e 2012, o novo guia destina-se a atender pedidos de orientação que o Conselho frequentemente recebe das Instituições de Ensino, diante da carência de material sobre o assunto. O conteúdo segue baseado em normas da ABNT e dos ministérios do Trabalho e da Saúde. Inclui desde orientações sobre construção (pisos, portas, janelas), instalações (elétrica, hidráulica, mobiliário, proteção contra incêndio), segurança (sinalização, equipamentos e saídas de emergência), armazenagem, descarte de produtos e as boas práticas laboratoriais.
Depois de lançar a 3ª edição do Guia para Empresas de Saneantes, em janeiro deste ano, a Comissão Técnica de Saneantes precisou atualizar boa parte do conteúdo tendo em vista que, a partir de março, muitas normas foram revogadas e diversas resoluções publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O trabalho resultou no lançamento da 4ª edição do guia, que foi disponibilizado em agosto.
Os materiais citados aqui podem ser baixados gratuitamente do site do Conselho. Os arquivos no formato PDF estão nesta página.