Sistema amplia aproximação com entidades empresariais
Primeira reunião do Instituto do Desenvolvimento da Química foi na sede do CFQ
CFQ
Juliana Marra, Oliveira Filho e Antônio Lannes, assessor de Relações Institucionais do CFQ
A sede do Conselho Federal de Química (CFQ) recebeu no dia 03/08 a primeira reunião presencial do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IdQ). A nova instituição tem como escopo discutir e alinhar temas e conteúdos considerados relevantes para a indústria química.
Entre outras finalidades, o IdQ oferecerá suporte técnico à Frente Parlamentar da Química (FPQ) no Congresso Nacional, auxiliando os deputados federais e senadores a identificar temas e abordagens ligadas à Química e de interesse da sociedade. A criação do IdQ, aliás, foi formalmente anunciada durante evento, ocorrido em julho, que comemorou a primeira década de existência da FPQ.
No começo da reunião no CFQ, realizada em formato híbrido, o presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, deu as boas-vindas aos membros do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química, destacando que o Sistema CFQ/CRQs está sempre aberto a participar dos debates relativos à Química no Brasil.
“Os temas que possuem relação com a Química sempre contarão com a acolhida do Sistema CFQ/CRQs. Gostaria de agradecer às entidades envolvidas no IdQ e acreditamos que a Frente Parlamentar da Química e a indústria brasileira têm muito a ganhar com esse trabalho”, afirmou
Oliveira Filho.
A presidente do IdQ, Juliana Marra – que também preside a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) –, agradeceu a recepção e adiantou que as próximas reuniões do instituto, marcadas para 14 de setembro e 5 de outubro, também deverão ocorrer na sede do CFQ, em Brasília. Em seguida, o encontro passou a discutir questões de ordem prática, como a definição de possíveis grupos de trabalho e o preenchimento de funções vagas na estrutura do IdQ. Entrou em análise também a elaboração de um documento a ser endereçado aos candidatos a presidente da República.
Além da Abipla, o IdQ é composto pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas (Abrafas), Instituto Brasileiro do PVC (IBPVC), CropLife Brasil (CLB) e Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert).