Artigo - Os açúcares na tabela nutricional
Autor(a): Pamela Rossi
Em outubro de 2022 entrará em vigor a nova legislação sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados. A resolução RDC n° 429/2020, que se aplica em conjunto com a Instrução Normativa (IN) n° 75/2020, ambas publicadas em 08 de outubro de 2020, revogam a RDC 359/2003 e a RDC 360/2003, além de outras legislações referentes à rotulagem e informação nutricional.
As novas regras pretendem melhorar a clareza das informações declaradas nos rótulos dos alimentos, principalmente em relação à composição nutricional, que impactam nos hábitos e escolhas alimentares dos consumidores.
Uma das principais mudanças trazidas pela nova legislação foi a inclusão da declaração obrigatória de açúcares totais e açúcares adicionados, na tabela nutricional. O objetivo dessa inclusão é apresentar ao consumidor, de forma mais clara, a quantidade total de açúcar presente no produto e quanto destes correspondem a açúcares adicionados intencionalmente para conferir mais doçura ou mais corpo.
Porém, para que o consumidor possa interpretar essa informação ele deve entender o significado das seguintes terminologias:
Carboidratos: grupo de nutrientes formado por uma grande variedade de compostos como amidos, fibras, sacarose (açúcar de mesa), mel, glucose, lactose, glicose, frutose, polióis (edulcorantes naturais como xilitol, maltitol, eritritol), entre outros.
Açúcares totais: carboidratos de moléculas menores, como a sacarose, glucose, lactose, glicose e frutose, que têm a capacidade de adoçar e que estão presentes naturalmente em alguns alimentos, como nos sucos das frutas.
Açúcares adicionados: são os açúcares adicionados intencionalmente ao produto com o objetivo de adoçar, dar corpo ou outro objetivo específico.
Ilustração produzida pela autora
A figura que ilustra este artigo demonstra melhor os conceitos relacionados.
O importante é que o consumidor entenda que um alto teor de carboidrato não significa necessariamente que o produto contém alto teor de açúcar.
Bacharel em Ciência dos Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a autora é diretora da Alimentar Consultoria. O artigo foi revisado por Sandra Helena da Cruz, Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas pela Unesp/Araraquara e professora aposentada da Esalq. Ambas integram a Comissão Técnica de Alimentos do CRQ-IV.