Foi lançado no final de agosto o livro “Origem do Instituto de Química da USP: reminiscências e comentários”. A publicação é baseada nas memórias de seu autor, o professor emérito Paschoal Senise, que está na universidade desde 1935, quando ingressou na primeira turma do curso de graduação em Química, que na época pertencia à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Senise foi o primeiro diretor do IQ e também integrou o primeiro corpo de conselheiros do Conselho Federal de Química, em 1957.
No livro, ele narra a história dos cursos de Química da USP desde a abertura da primeira turma, que tinha aulas na Faculdade de Medicina, até os fatores que levaram à sua transferência para a Alameda Glette e, posteriormente, para o campus da Cidade Universitária. O professor discorre sobre a reforma universitária ocorrida no final dos anos 1960, bem como sobre a elaboração do novo estatuto da USP, que deram origem ao Instituto de Química, em 1970.
O livro traz fotografias e cópia de documentos como a ata de instalação do IQ. Há também um apêndice com os nomes dos bacharéis e licenciados formados pelo instituto de 1970 a 2005, bem como dos que se graduaram no curso de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, de 1937 a 1969.
O livro “Origem do Instituto de Química da USP: reminiscências e comentários” não será comercializado. Pessoas ligadas ao instituto interessadas em obter um exemplar deve solicitá-lo enviando
e-mail ao professor Paschoal Senise.
O
Informativo CRQ-IV sorteará sete exemplares da obra. Para participar, envie carta, fax ou
e-mail para a Assessoria de Comunicação, com o assunto “sorteio – IQ”. Na mensagem, devem constar o nome completo e o número de registro. Estudantes cadastrados devem escrever “estudante” ao lado do nome. O sorteio será realizado dia 09 de janeiro, sendo os nomes divulgados na seção “Novidades” deste site. A obra já está disponível para consultas na Biblioteca do Conselho.