Editorial - Prêmios: reconhecimento e incentivo a quem merece
Já estão à disposição dos interessados os regulamentos da edição 2007 dos prêmios Fritz Feigl e CRQ-IV. Os documentos poderão ser retirados na Secretaria do Conselho ou baixados diretamente do site da entidade. Os detalhes dos concursos estão na matéria da página seguinte, mas é importante chamar a atenção para o período de inscrição, que desta vez será de 06 de novembro a 31 de janeiro de 2007. Até o ano passado, as inscrições começavam em janeiro e terminavam em março.
A criação e manutenção desses prêmios é uma importante iniciativa do Conselho para alcançar dois objetivos. O primeiro é reconhecer o trabalho e a contribuição dos profissionais para a ciência e a tecnologia Química, simbolizado pela outorga do Prêmio Fritz Feigl. O segundo é estimular os estudantes que escolheram a Química como carreira a ingressar na profissão abalizados por uma deferência, traduzida no Prêmio CRQ-IV, concedida por seu órgão de classe. Esse prêmio também representa uma homenagem aos professores, uma vez que a maioria dos trabalhos apresentados traz a assinatura dos mestres como seus orientadores.
A construção de uma carreira profissional implica muito estudo, dedicação e uma pitada de sorte. A maior parte desse esforço cabe ao próprio profissional, mas o Conselho vem tomando algumas ações no sentido de tornar essa batalha um pouco menos árdua. Uma delas foi a criação, há cinco anos, de uma bolsa eletrônica de empregos, que pode ser usada gratuitamente por profissionais, estudantes e empresas. Veja nesta edição artigo sobre o uso da bolsa de empregos e, principalmente, algumas dicas para tirar o máximo proveito desse serviço.
Correções
Química no campo - Ao comentar a matéria de capa da última edição do Informativo CRQ-IV, o Engenheiro Químico Edson Fujita apontou uma incorreção sobre a variação da produtividade agrícola verificada no período de 1977 a 2004. Na verdade, o que cresceu 155% foi a produção e não a produtividade que, no período, aumentou cerca de 100%. O erro ocorreu porque não foi considerado no cálculo a ampliação de 27% da área plantada.
Cosmoprof - Por erro de revisão, foi grafado incorretamente o nome de um dos representantes do Conselho que proferiram palestras na Cosmoprof Cosmética, encerrada dia 26 de setembro, em São Paulo. Trata-se do Engenheiro Químico Carlos Alberto Trevisan, consultor, ex-presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia e conselheiro suplente do CRQ-IV.