A contribuição da tecnologia química na produção dos alimentos agrícolas é o destaque desta edição. Apesar do desenvolvimento que o Brasil conquistou nas últimas décadas em outras áreas, o setor rural continua tendo forte participação na pauta de exportações do País. Mesmo diante das quebras de safras que vez ou outra ocorrem e das dificuldades para enfrentar o protecionismo praticado pela Europa e Estados Unidos, os alimentos cultivados no País seguem ocupando posto de destaque no comércio mundial.
Sejam os produtos oriundos das lavouras de manejo convencional, sejam aqueles produzidos de modo orgânico, a ciência Química em muito contribuiu para colocar saúde e comida na mesa da população e gerar milhões de empregos.
Entre outros assuntos, a edição também apresenta um balanço do workshop sobre cosmetovigilância ocorrido dia 27 de julho no CRQ-IV. Confira, ainda, um apanhado sobre as atividades relacionadas às comemorações do Dia do Profissional da Química e dos 50 anos da Lei 2.800.
O fato triste do bimestre foi o falecimento, aos 91 anos de idade, do Engenheiro Químico Julio Rabin, primeiro presidente do CRQ-IV, ocorrido dia 09 de julho Ele dirigiu a entidade de agosto de 1957 a julho de 1966. A foto ao lado foi produzida em 2002, quando o Conselho homenageou Rabin durante a cerimônia de inauguração da nova sede.
O Conselheiro David Minatelli representou o Conselho na cerimônia judaica que celebrou o trigésimo dia de morte do ex-presidente e pronunciou, a pedido da família, o seguinte discurso.
"O Conselho Regional de Química 4ª Região vem manifestar o profundo pesar pelo passamento do Engenheiro Químico Julio Rabin, primeiro presidente de nossa entidade, a qual comandou de agosto de 1957 a julho de 1966.
Não restam dúvidas de que Rabin lançou as bases que permitiram ao Conselho alcançar o grau de importância e credibilidade que tem atualmente como entidade de apoio aos profissionais e empresas da área química, mas acima de tudo de órgão de defesa da sociedade de produtos e serviços químicos.
Rabin nunca mediu esforços para fortalecer o Conselho de Química. Foi graças a doação de mobiliários e materiais de escritório feitas pelo próprio engenheiro e a obtenção, de forma graciosa, de uma sala pelo antigo Banco do Estado de São Paulo, que o CRQ-IV pôde começar suas atividades. Na rua João Brícola, o Conselho funcionou até 1964 quando, graças à austera administração de seu ex-presidente, conseguiu juntar recursos para adquir um andar do edifício Britânia, na rua Líbero Badaró. Lá funcionou até 2002, quando, novamente com recursos próprios, construiu a sede que ocupa atualmente, na rua Oscar Freire, em Pinheiros, e de que cuja inauguração Julio Rabin, apesar da idade avançada, não abriu mão de participar.
Senhoras e senhores, Rabin nos deixou, mas suas realizações permanecerão para sempre. O Conselho Regional de Química 4ª Região e a comunidade química só podem se sentir orgulhos e honrados por terem podido contar com um homem da envergadura de nosso ex-presidente."