18 de junho: veja as homenagens feitas pelo Conselho
Com a presença de mais de 200 pessoas, o CRQ-IV realizou, dia 24 de junho, em sua sede, a cerimônia para comemorar o Dia do Profissional da Química e o aniversário de 50 anos de promulgação da Lei 2.800, que criou o Sistema CFQ/CRQs. No evento foram entregues os prêmios Fritz Feigl, CRQ-IV e feitas homenagens aos profissionais com registro mais antigo na entidade, ao primeiro presidente do Conselho Federal de Química, Geraldo Castro, e aos profis-sionais de São Paulo - Pascoal Senise e Walter Borzani - que integraram o primeiro corpo de conselheiros do CFQ.
Patrocinada pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e prestigiada pela secretária-adjunta da Educação do Estado, Carmen Vitória Annunziato, pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), e por representantes de entidades ligadas à Química, a cerimônia marcou também o lançamento do selo e do carimbo postal criado pelo CRQ-IV em parceria com os Correios para comemorar o cinqüentenário de criação do Sistema.
Confira abaixo fotos dos principais momentos do evento.
CRQ-IV comemora o Dia do Profissional da Química e os 50 anos da Lei 2.800
.
(1) Profissionais se confraternizaram no salão de entrada da sede, momentos antes do lançamento do selo e do carimbo alusivos ao cinqüentenário da Lei 2.800/56. (2) A seguir, no auditório, ocorreu a cerimônia em comemoração ao jubileu de ouro da lei, que criou o Sistema CFQ/CRQs, e ao Dia do Profissional da Química.
Ao lado do representante dos Correios, senhor Antonio Carlos de Oliveira, o presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, aplicou o carimbo sobre o selo comemorativo.
No discurso, Augustinis agradeceu toda a assessoria dos Correios no projeto de lançamento do selo e do carimbo, que marcou nacionalmente o cinqüentenário da Lei 2.800.
Este é o selo lançado pelo CRQ-IV para marcar os 50 anos da Lei 2800 e que está
sendo usado em todas as correspondências expedidas pela entidade neste ano.
O CRQ-IV homenageou o primeiro presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), Geraldo Castro, falecido em 2004, oferecendo uma placa de agradecimento a seu filho, senhor Antonio Mendes de Oliveira Castro, que veio especialmente de Curitiba (PR) para participar da cerimônia.
O Bacharel Pascoal Senise (E), recebeu uma placa de agradecimento por ter representado São Paulo no primeiro corpo de conselheiros do CFQ, em 1957, onde ficou até 1971. Senise recebeu a placa das mãos do vice-presidente do CRQ-IV, Engenheiro Químico Lauro Pereira Dias (D).
Homenagem aos profissionais com registro mais antigo
Como tradicionalmente acontece, o Conselho entregou placas de honra ao mérito, como reconhecimento pelos anos dedicados à Química, aos profissionais com registro mais antigo e que ainda não haviam sido homenageados. Apenas o Engenheiro Químico, Alcides Branco da Silva não pôde comparecer à cerimônia, mas receberá a placa em sua residência. Confira ao lado os três homenageados.
Técnico Químico Lívio Euler de Araújo
Bacharel em Química
Myrna Sabino
Bacharel em Química Tecnológica, José Francisco Cancella
Prêmio CRQ-IV
O professor Newton Haruo Sato e as alunas do Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo, que conquistaram o Prêmio CRQ-IV na categoria Química de Nível Médio. Ao lado, o presidente do Sindicato dos Profissionais da Química de São Paulo, Waldemar Avritscher.
Professora Helena Pezza e a aluna da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara), Fabrícia Gasparini, vencedoras na categoria Química de Nível Superior. O prêmio foi entregue por Ivano Gutz, da Associação Brasileira de Química.
Professora Gláucia Maria F. Pinto e sua aluna, Ilza Maria de O. Sousa, ambas da Pontifícia Universidade Católica, de Campinas, vencedoras na categoria Química de Nível Superior com Tecnologia. Ao lado, a professora Vera Pardini, da Sociedade Brasileira de Química.
Professor Adilson Roberto Gonçalves e os alunos da Faculdade de Engenharia Química de Lorena vencedores na categoria Engenharia da Área Química. O prêmio foi entregue pela professora Raquel Giordano, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Química.
Prêmio Fritz Feigl
Maior premiação do País na área química, o Prêmio Fritz Feigl foi disputado neste ano por profissionais com atuação na indústria.
O Conselho recebeu 13 inscrições, o maior número desde a sua criação. Venceu o ex-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Química Gerson de Mello Almada.
O Engenheiro Industrial - Mod. Química Gerson de Mello Almada exibe o troféu que simboliza o Prêmio Fritz Feigl.
Olimpíadas de Química
Hans Viertler, diretor do Instituto de Química da USP,
entrega o prêmio referente à Olimpíada de Química
a Carlos Eduardo Seraphim.