O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou dia 18 de julho de um workshop promovido pela Divisão de Controle de Produtos Químicos (DCPQ) da Polícia Federal (PF). O objetivo do evento, segundo o delegado Anísio Vieira, foi orientar as indústrias químicas e o comércio a respeito do controle exercido pela PF sobre os insumos e ouvir a opinião e as sugestões dos representantes das empresas para aprimorá-lo. Vieira aproveitou a oportunidade para anunciar que haverá melhorias no sistema de envio de informações on-line.
Todas as empresas que trabalham com um ou mais dos 146 produtos químicos controlados pela PF precisam se cadastrar na DCPQ e enviar-lhe mensalmente um relatório das atividades desenvolvidas. Para importar ou exportar esses produtos, é necessário obter autorização do órgão.
No workshop, Vieira e o presidente da Associquim (Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos), Rubens Medrano, mostraram que esse controle é uma maneira de o setor ajudar a polícia no combate ao narcotráfico. O delegado elogiou a colaboração das empresas. “Estamos dando ao mundo uma lição de responsabilidade compartilhada”, afirmou.
Padrões de lançamento de efluentes: CRQ-IV encaminha sugestões ao Conama
O engenheiro químico José A. Ferreira, da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV, participou, em 27 de junho, de reunião do “GT para Atualização dos Padrões de Lançamento de Efluentes - Res. 357/05”. As sugestões do CRQ-IV foram encaminhadas ao Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e estão disponíveis para consulta no
site do orgão.