Numa iniciativa de proporção inédita dentro do Sistema, o CRQ-IV realiza neste mês de junho uma campanha publicitária destinada a divulgar a profissão, visando a aproximá-la cada vez mais da população. O trabalho segue a linha adotada há anos pelas principais entidades de fiscalização do exercício profissional do País, da qual até então os conselhos de química estavam afastados.
"As pessoas precisam saber quem somos, o que fazemos e qual a nossa importância no contexto do desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Brasil", explica Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV, ao justificar o investimento no projeto.
A campanha está sendo desenvolvida em várias frentes. Setenta outdoors ficaram expostos em 25 cidades paulistas e em Campo Grande (MS) no período de 11 a 25 junho. Como os campos de atuação do Profissional da Química são muito diversificados, optou-se por uma mensagem genérica capaz de mostrar que há química em quase tudo o que vê.
Outra vertente da campanha destaca atividades que são mais conhecidas do público leigo. Assim, foram produzidas vinhetas para veiculação em onze painéis eletrônicos na cidade de São Paulo, entre os dias 13 e 18 de junho. Elas destacam o papel do Profissional na produção de cosméticos, materiais usados em práticas esportivas, no cuidado com o meio ambiente e no bem-estar de uma família.
Mesmo mote foi usado na campanha radiofônica programada para o período de 12 a 18 de junho nas rádios paulistanas Bandeirantes e Jovem Pan, que estão entre as principais emissoras jornalísticas do País, e em sua retransmissoras. Nas cidades onde ambas não possuíam representantes, foram escolhidas rádios locais com perfil semelhante.
O Conselho contratou ainda a veiculação de um anúncio na revista Química & Derivados, destinado a atingir o público especializado.
A campanha publicitária foi produzida pela agência B4 Comunicação, vencedora da concorrência pública. Os spots de rádio podem ser ouvidos e as vinhetas eletrônicas, visualizadas pelos links do final desta matéria.
Também buscando valorizar a profissão e comemorar os 50 anos da Lei 2.800, o CRQ-IV produziu um selo e um carimbo postais, a serem lançados oficialmente dia 24 de junho na cerimônia em comemoração do Dia do Profissional da Química. O selo passará a integrar o catálogo filatélico dos Correios e será divulgado em todo o mundo.
Outra iniciativa foi reedição do adesivo "Sem química o Brasil não reage", que está encartado nos exemplares desta edição enviados por correio aos profissionais e estudantes.