Como parte das atividades em comemoração aos 50 anos da Lei 2.800, a Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV promoverá dia 27 de julho, em sua sede, o Workshop Cosmetovigilância. Apoiado pelo Sindicato dos Profissionais da Química (Sinquisp), o evento terá entre seus palestrantes o toxicologista Philippe Masson, representante da União Européia e professor das universidades de Bordeaux (França) e Bruxelas (Bélgica), o Químico Industrial João Hansen, diretor técnico da Avon e o dermatologista André Vergnanini, da Allergisa Pesquisa Dermato-Cosmética. No fechamento desta edição, a organização estava negociando a participação de outros especialistas no assunto. A programação será publicada no
site do Conselho tão logo seja fechada.
A cosmetovigilância é um sistema por meio do qual a indústria recebe dos consumidores informações sobre efeitos adversos dos produtos, as quais devem ser avaliadas e repassadas, no caso do Brasil, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aos países membros do Mercosul. Em junho de 2005, o Mercado Comum do Sul publicou uma resolução determinando que as empresas fabricantes e importadoras de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes implantassem sistemas de cosmetovigilância até o final daquele ano. A Anvisa ratificou a obrigatoriedade por meio da Resolução 332/05.
O objetivo do workshop idealizado pela Comissão Técnica de Cosméticos do Conselho é esclarecer aos profissionais e às empresas do setor o que é o sistema de cosmetovigilância e como ele pode ser implantado, além de mostrar os resultados obtidos por quem já o utiliza. Para tanto, vai levar ao evento não só indústrias brasileiras que o implantaram, mas também palestrantes internacionais para mostrar a experiência de outros países.
A participação no workshop é gratuita e aberta apenas aos Profissionais da Química em situação regular no Conselho. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 10 de julho, das 9h30 às 15h, somente pelos telefones (0XX11) 3061-6040/25. As vagas são limitadas, tendo direito a participar aqueles que se inscreverem primeiro.