Se 2007 foi considerado bom do ponto de vista econômico, o ano que vem chega com perspectivas melhores. Ainda que em taxas modestas, o Brasil vem conseguindo um ritmo de crescimento inegável e pesquisas demonstram que o consumidor está mais confiante e que as empresas continuam dispostas a investir. A abertura de vagas tem se mantido ascendente (segundo o IBGE, outubro registrou o segundo menor índice de desemprego da década nas seis principais regiões metropolitanas). O País ganha destaque no cenário internacional e isso é importante para atrair investimentos produtivos externos. É verdade, estamos distantes do melhor dos mundos, mas os indicadores sugerem que o caminho até lá começou a ser trilhado de uma forma consistente.
Do ponto de vista político, certos segmentos do Poder Legislativo e algumas instituições públicas que deveriam trabalhar focados nas classes que representam insistem em olhar apenas para os próprios umbigos. Exibindo um apego doentio pelas cadeiras que ocupam, alguns deles, há várias décadas, agem exclusivamente para não perder seus lugares, ignorando o que ocorre à sua volta. O Brasil vem mudando economicamente e isso se deu por conta da insatisfação da população com o esquecimento ao qual foi submetida por anos. Essa mesma população saberá extirpar da vida pública aqueles que não têm o mínimo necessário para nela permanecer: espírito público e democrático.
O ano de 2007 deixou dois marcos relevantes na história do CRQ-IV: o cinqüentenário de sua criação, comemorado com grande entusiasmo devido à consolidação de seu projeto de atuar focado no fortalecimento da Classe, e a decisão da entidade de ingressar na luta pela adoção de eleições diretas no Sistema CFQ/CRQs. Vivendo ainda no século passado, o Sistema é o único órgão de fiscalização do exercício profissional que escolhe seus dirigentes pelo método indireto. E sem a legitimidade que apenas o sufrágio direto confere, o Sistema não reúne forças (e talvez até interesse) para atuar como seus congêneres, na defesa efetiva dos interesses das classes que representam.
O CRQ-IV deseja Boas Festas a todos e informa que, devido ao recesso, o atendimento ao público será suspenso no seguinte período: 20/12 a 04/01/2008 (sede) e 17/12 a 04/01/2008 (escritórios regionais).