Veja todos os experimentos realizados no espaço por Marcos Pontes
Danos e reparos no DNA na microgravidade
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Propósito: contribuir para o esclarecimento da resposta biológica ao nível do DNA em condição de microgravidade. Foram observadas bactérias cujos genomas estão bem caracterizados. Estas estruturas simples foram submetidas à radiação cósmica e ao UVA sob condições controladas e suas respostas biológicas serão comparadas sob as condições terrestre e espacial.
Germinação de Sementes em microgravidade
Instituição: Embrapa
Propósito: analisar sementes da espécie nativa Astronium fraxinifolium germinadas no ambiente espacial, quando comparadas com aquelas crescidas no ambiente terrestre. A espécie é uma árvore de porte médio, popularmente conhecida como aroeira do sertão ou aroeira preta. O experimento foi projetado para analisar as fases iniciais do crescimento de uma planta arbórea, sob o efeito da microgravidade, luz, radiação e suas combinações. Pode-se também estudar a síntese da clorofila induzida pela luz, o fototropismo, o gravitropismo etc.
Minitubos de calor
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Propósito: a aplicação de tubos de calor para o controle térmico de componentes eletrônicos em aplicações terrestres tem crescido nos últimos anos, mas sua eficácia como dispositivo de transferência de calor em ambientes de microgravidade precisa ser comprovada, de forma a ampliar sua utilização para o con- trole de temperatura de componentes eletrônicos em ambientes espaciais.
Teste de evaporadores capilares em microgravidade
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Propósito: o experimento era formado por dois evaporadores capilares montados em dois circuitos bifásicos com capacidade de transferência de calor de até 100 W, utilizando acetona como fluido de trabalho. O propósito do projeto foi desenvolver e aperfeiçoar tecnologia nacional em sistemas de bombeamento capilar para controle térmico de satélites e equipamentos utilizados em ambiente de microgravidade.
Sementes de feijão: experimento educacional em microgravidade
Instituição: Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP), alunos de 7ª e 8ª séries, sob coordenação da Embrapa.
Propósito: a germinação de sementes de feijão e o crescimento das plântulas foram testados sob diferentes condições de luminosidade e de disponibilidade de água, no ambiente de micro- gravidade da ISS, visando observar os efeitos de fototropismo, graviotropismo e suprimento de água sobre a germinação e o desenvolvimento de plântulas de feijão.
Cromatografia da Clorofila: experimento educacional em microgravidade
Instituição: Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP), alunos de 7ª e 8ª séries, sob coordenação da Embrapa.
Propósito: observar a cromatografia da clorofila em microgravidade. Clorofila de algumas espécies nativas brasileiras foi extraída por estudantes para compor o âmago das experiências. A bordo da ISS, os pigmentos que compõem a clorofila foram separados por efeito da capilaridade.