O CRQ-IV promoveu, em 22 de fevereiro, o "II Encontro de Representantes de Cursos”, que são professores que representam o Conselho nas escolas de nível médio e superior em que atuam. O objetivo era integrá-los e fornecer-lhes subsídios para desenvolverem uma de suas principais atividades: orientar os estudantes sobre a legislação profissional e o funcionamento do Conselho. Cerca de 60 representantes participaram do evento, ocorrido na sede da entidade.
Na abertura do encontro, o engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV, lembrou que a entidade instituiu os representantes de cursos em 2002 para estreitar e intermediar sua relação com as instituições de ensino e os estudantes.
A professora Gabriela Nenna Ferraresi, do Colégio Oswaldo Cruz, conta que, desde então e apoiada pelo treinamento oferecido pelo Conselho, ela passou a conhecer melhor o papel do órgão. Como representante da entidade, consegue orientar melhor os estudantes sobre o exercício profissional ao longo do curso. Dessa forma, o contato deles com o CRQ-IV não fica restrito às palestras feitas pelos fiscais.
Segundo a professora, as principais dúvidas de seus alunos dizem respeito às atribuições profissionais. Ela observou que, mostrando-lhes as atividades que estarão aptos a desenvolver depois de formados, eles sentem-se estimulados a procurar novos cursos, a fim de aprimorar seus conhecimentos e atuar também em outras áreas.
Na opinião do representante do Centro Educacional Técnico Suzanense (Suzano/SP), Cleuber José de Carvalho, contar com alguém que conhece ao mesmo tempo a realidade da escola e o papel do Conselho ajuda os alunos a esclarecer suas dúvidas. A representante do Colégio Santos Dumont e do Centro de Educação Profissional de Indaiatuba, Marta Eliza Bérgamo, acrescenta que o trabalho dos representantes facilita o processo de registro. Além disso, reforçou, promove uma aproximação entre o Conselho e os estudantes, principalmente os que estão distantes das cidades onde há postos de atendimento.
Nesse sentido, a representante da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), Eliana Leão do Prado, diz que está percebendo uma evolução no relacionamento entre o Conselho e as escolas. Ela observa também que a existência de uma entidade para regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão estimula a qualificação dos qua- dros de funcionários das empresas.
O encontro de fevereiro serviu de treinamento para os novos representantes e de atualização para quem já exercia a função. Os participantes da reunião receberam do gerente de Fiscalização, Wagner Contrera Lopes, e da sua equipe, informações sobre o papel, o histórico e as funções do Sistema CFQ/CRQs, as atribuições conferidas a cada profissional da química e os critérios para análise de indicação de Responsáveis Técnicos. Também foram orientados sobre como conduzir as palestras a respeito do exercício profissional para os formandos.