O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, participou do "III Seminário Regional de Acreditação de Laboratórios em Análise da Qualidade da Água", nos dias 03 e 04 de novembro. Promovido pelo Instituto de Meio Ambiente do Pantanal, órgão vinculado ao governo de Mato Grosso do Sul, o evento discutiu o Prolab - Programa Nacional de Acreditação de Laboratórios em Análises da Água.
Em sua participação, Augustinis disse que o CRQ-IV tem desenvolvido várias ações buscando colaborar com a concretização do Prolab. Em 2004, logo após a publicação da Portaria 518/2004, do Ministério da Saúde, elaborou e enviou a todas as prefeituras de São Paulo e Mato Grosso do Sul parecer técnico ressaltando a importância do Profissional da Química na condução das operações de tratamento de água destinada ao abastecimento público. Essa iniciativa já vem gerando resultados à medida que várias cidades contrataram profissionais habilitados para aquela função ou instituirão cursos para capacitar seus operadores. A Portaria 518/2004 estabeleceu os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água, seu padrão de potabilidade e definiu uma nova Norma de Qualidade da Água para o Consumo Humano.
Augustinis também informou que o Conselho tem mantido contato e colaborado com diversas entidades públicas e privadas visando garantir a qualidade da água. Como exemplos, citou levantamentos sobre possíveis irregularidades em laudos de análises de água elaborados por empresas fiscalizadas pela entidade, feitos por solicitações do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e da Companhia de Saneamento Básico (Sabesp). Tais estudos, inclusive, levaram o CRQ-IV a alertar os profissionais da química envolvidos e a iniciar um processo de reclassificação daqueles laboratórios.
O Conselho tem contribuído para a solidificação da Associação Brasileira dos Laboratórios de Análises Ambientais (ABRALAN), cedendo suas instalações para que a entidade possa se reunir e definir estratégias de atuação. Técnicos do CRQ-IV têm, inclusive, participado dessas reuniões. No âmbito da normatização, o Conselho abrigou por duas vezes em 2005 reuniões do grupo da ABNT que discute a norma "Critérios para avaliação de produtos químicos usados no tratamento de água para consumo humano – efeitos relacionados à saúde". O Conselho também integra esta equipe.
Recentemente, o CRQ-IV criou uma comissão formada por técnicos da entidade e profissionais da área para tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente. Um dos objetivos do grupo é elaborar uma cartilha destinada a orientar o trabalho dos profissionais nessa área.
Araraquara - No final de outubro, Manlio de Augustinis esteve em Araraquara (SP) para visitar o escritório que o Conselho recentemente inaugurou para atender empresas e profissionais do norte do Estado. Acompanharam o presidente na visita os conselheiros Antonio Carlos Massabni e Alírio de Carvalho, e a vice-diretora do Instituto de Química da Unesp, Olga Oliveira. No mesmo dia, Augustinis proferiu palestra sobre a regulamentação da profissão na 35ª Semana da Química daquela universidade.