Durante o mês de abril, o CRQ-IV enviará aos profissionais que atuam como responsáveis técnicos das indústrias químicas e petroquímicas um formulário de pesquisa para apurar o grau de conhecimento e envolvimento desse grupo com as normas do GHS - Globally Harmonized System for the Classification and Labelling of Chemicals.
Para quem não se lembra, o GHS é um sistema em implantação em quase todo o mundo, que pretende estabelecer critérios para a classificação de risco das substâncias e preparados químicos. Pretende também a conscientização dos vários públicos-alvos através da divulgação dos perigos mediante disponibilização de dois instrumentos básicos: as Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQs) e a rotulagem.
O CRQ-IV integra o grupo de trabalho formado por várias entidades governamentais, empresariais e de pro- fissionais que se reúne periodicamente para discutir a implantação do GHS. Na última reunião, ocorrida em março, ficou definido que cada integrante deveria consultar suas bases para apurar o nível de conhecimento sobre o assunto e levantar as principais dificuldades que estão enfrentando para adequar suas empresas. Os resultados começarão a ser apresentados a partir de maio.
Os formulários da pesquisa serão enviados a cerca de 2 mil profissionais. A participação será obrigatória, uma vez que, segundo o Código de Ética, cabe ao profissional da química "impulsionar a difusão da tecnologia, apoiar as associações científicas e ajudar a coletividade na compreensão justa dos assuntos técnicos de interesse público".
Depois de responder a todas as questões, o profissional deverá postar o formulário em qualquer agência ou caixa de coleta dos Correios. Os custos do envio serão pagos pelo Conselho.
Quem tiver acesso à Internet deve optar pelo preenchimento do formulário eletrônico que em breve estará disponível no endereço
www.crq4.org.br. A escolha dessa opção é mais cômoda para o profissional, além de possibilitar a apuração mais rápida e segura dos resultados da pesquisa. Mas atenção: só deve preencher o formulário eletrônico o profissional que receber em casa a carta convocando-o a participar da pesquisa. Esse cuidado é importante porque o estudo está restrito, conforme explicado, somente às indústrias químicas e petroquímicas. O profissional que atua em um desses segmentos e não receber a convocação poderá solicitar instruções pelo telefone (0xx11) 3061-6024 ou pelo e-mail
ligia.rocha@crq4.org.br.