No mês em que se comemora o Dia do Profissional da Química, o CRQ-IV marca um ponto importante na sua proposta de criar mecanismos para que a Classe possa, cada vez mais, mostrar sua importância e colaborar para o desenvolvimento social e tecnológico do Brasil. Trata-se do anúncio pelo Plenário da entidade da concessão das três primeiras certificações com o Selo de Qualidade a cursos técnicos da área química.
Apresentado há dois anos, o projeto criado pela Comissão de Ensino Técnico foi o primeiro de que se tem notícia no País, elaborado por uma entidade do gênero. Sua importância se dá não só por estabelecer critérios para definir se o curso atende ou não às necessidades do aluno e do mercado de trabalho, mas principalmente por permitir que as instituições de ensino possam se autoavaliar e assim identificar os pontos que precisam ser aperfeiçoados em suas propostas educacionais.
Ao mesmo tempo que cumprimenta o Colégio Técnico de Lorena e a Escola Senai Mario Amato, as primeiras instituições a conquistarem o Selo, o CRQ-IV renova o reconhecimento pela dedicação dos integrantes de sua Comissão de Ensino Técnico, consagrada agora com as primeiras certificações. Além de incentivar a busca pela excelência por outras escolas, o trabalho desses profissionais já está fazendo com que outros conselhos de classe iniciem programas semelhantes ao do Selo de Qualidade – em certo caso até adotando o mesmo nome. Que a iniciativa inspire muitos outros!
Além do Dia do Profissional da Química (18 de junho), neste mês também se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5). Por ser um assunto indiscutivelmente afeto à área, este Informativo reserva algumas páginas para tratar do tema. Ao lado de um artigo que fala sobre a atuação profissional, a edição destaca o trabalho de educação ambiental que um Técnico Químico desenvolve na cidade de Piracicaba, cuja seriedade mereceu até prêmio concedido pela Câmara de Vereadores da cidade.