A Comissão Julgadora do “Prêmio CRQ-IV” definiu, entre os 16 trabalhos inscritos, os ganhadores da edição 2009 do concurso. Não houve vencedor na categoria Química Tecnológica, uma vez que os trabalhos apresentados foram considerados fracos. Os contemplados receberão sua premiação no dia 17 de junho, na sede do CRQ-IV. Na oportunidade, será comemorado o Dia do Profissional da Química, cuja data oficial é 18 de junho.
Na categoria Química de Nível Médio, o trabalho vencedor foi “Tratamento de água barrenta utilizando extrato de semente de moringa oleifera”, desenvolvido pelos alunos da escola Senai Fundação Zerrenner, André José Cardoso de Miranda e Roberto Scalone Filho. Orientado pelo professor Nilton Roberto Fiorotto, o estudo mostra a eficiência da utilização do extrato bruto vegetal de semente de moringa para o tratamento de água destinada ao uso doméstico e avalia o seu potencial antimicrobiano.
“Hidrólise de celulose, catalisada por celulase imobilizada: uma alternativa para a produção do etanol” é o título do trabalho vencedor na categoria Química de Nível Superior. Desenvolvido pelo estudante de Química Ambiental da Universidade de São Paulo, Artur Guazzelli Leme Silva, teve a orientação da professora Denise Freias Siqueira Petri. Em síntese, o autor defende uma alternativa para a produção de etanol combustível a partir de uma fonte renovável, a biomassa celulósica.
Já na categoria Engenharia da Área Química, as vencedoras foram as alunas do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Renata Borges do Nascimento e Juliana Ayumi Takara. O trabalho “Selagem de trincas em asfalto com uso de resina epóxi e cura incentivada por micro-ondas”, orientado por Luiz Alberto Jermolovicius, descreve o desenvolvimento de um equipamento para reparo de trincas cuja matéria-prima é a resina epóxi com cura acelerada por irradiação de micro-ondas. A utilização deste material baixa os custos dos reparos e prolonga o período entre as manutenções.
O Prêmio CRQ-IV é um concurso público anual, aberto a estudantes de cursos técnicos e superiores na área química ministrados no estado de São Paulo. Sempre orientados por um professor ou profissional que atue na área em questão, os trabalhos podem ser individuais ou em grupo.
O vencedor em cada categoria recebe um certificado e a importância de R$ 8 mil. Os orientadores também ganham um certificado e R$ 3.750,00. Dos valores são descontados os impostos pertinentes. No caso dos trabalhos feitos em grupo, o prêmio é entregue a um dos integrantes, a quem caberá fazer a divisão entre os demais.
2010 - O regulamento e a ficha de inscrição da edição 2010 do Prêmio CRQ-IV deverão ser publicados no mês de outubro.