Editorial - A união faz a força
Autor(a): Mensagem do presidente do CRQ-IV
O sábio ditado popular que dá título a este artigo resume bem uma atividade iniciada no final de 2003 e que já neste ano apresentou resultados concretos. Trata-se da criação de comissões de profissionais que passaram a se reunir no CRQ-IV para discutir assuntos específicos e propor ações que chegam a ultrapassar os limites de suas áreas de atuação, alcançando os interesses da sociedade.
O assunto está em destaque nesta edição, mas vale a pena ressaltar aqui o trabalho desenvolvido pela comissão que reúne professores de escolas técnicas. Com o apoio do Conselho, o grupo propôs e realizou um fórum que reuniu professores, dirigentes de escolas, representantes de empresas e do governo. O principal diagnóstico do encontro foi a necessidade de mudanças na área educacional para que os futuros técnicos vislumbrem melhores perspectivas quando chegarem ao mercado de trabalho.
Também fazem jus a destaque especial três integrantes da comissão de farmácia. Esse grupo, que chegou a ter mais de 15 profissionais, foi formado em 2003 para combater uma resolução do conselho Federal de Farmácia que pretendia restringir a atuação da classe química nas indústrias do setor. O Químico Industrial Denis Padeiro e os Engenheiros Químicos Eldinaldo Sobral e Toshio Ida participaram daquele time desde o início e neste ano responderam pela montagem, coordenação e aplicação – ao lado de outros profissionais convidados – de um curso de BPF que recebeu muitos elogios dos participantes.
A experiência obtida com as comissões mostrou que esse caminho está correto, pois à medida que estimula a participação dos profissionais o Conselho cumpre com sua obrigação de valorizar a profissão química e ao mesmo fortalece-se como entidade.