Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Desempregados devem ficar alertas contra golpes


Os profissionais e estudantes que têm currículos sendo divulgados na Bolsa de Empregos devem ficar alertas contra golpistas que estão se aproveitando da esperança que todo desempregado tem de voltar logo ao mercado de trabalho: convocam candidatos para vagas de existência duvidosa e dizem que para participar do processo de seleção o interessado tem de pagar taxas elevadas para realização de exames.

O Conselho recebeu mensagem de um estudante que, uma semana após inserir seu currículo na Bolsa, foi chamado por "consultoria de RH" para fazer uma entrevista. Ao chegar ao local, foi informando que para dar continuidade ao processo teria de desembolsar R$ 550,00 para pagar um laudo de avaliação. Ele pagou com dois cheques e foi fazer o exame. Só que logo depois viu uma reportagem da televisão sobre empresas que estavam aplicando golpes desse tipo.

O CRQ-IV esclarece que nada pode fazer quando casos como esse acontecem. A Bolsa de Empregos é um serviço gratuito e que disponibiliza ao público em geral os dados enviados pelos próprios interessados.

Empresas sérias que contratam consultorias para fazer seleção de candidatos são responsáveis por pagar todas as despesas do processo. Por isso, desconfie sempre se for chamado para alguma vaga e lhe quiserem cobrar pelo serviço.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região