O CRQ-IV cumprimenta os professores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Blanka Wladislaw e Etelvino José Henriques Bechara por sua admissão na Ordem Nacional do Mérito Científico, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
A bacharel Blanka Wladislaw nasceu em Varsóvia, Polônia, mas está no Brasil há várias décadas. Apesar de ter sido aposentada compulsoriamente em 1987, continua em atividade como professora convidada do IQ/USP orientando pós-graduandos e ministrando cursos de pós-graduação. Formou 29 mestres e doutores, vários deles atualmente professores do IQ/USP e de outras universidades do Brasil. Blanka desenvolveu pesquisas nas áreas de reatividades de compostos orgânicos, química de compostos de enxofre, reações de sulfanilação e química de ciclanonas. Ela é integrante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Royal Society of Chemistry, da Inglaterra. Registrada no CRQ-IV desde 1957, foi homenageada pela entidade em 1999 com uma placa de Honra ao Mérito.
O também bacharel Etelvino José Henriques Bechara é mineiro de Serra do Caparão e atua como professor titular do IQ/USP. Há mais de 20 anos tem centrado suas atenções na elucidação de mecanismos moleculares de geração e comportamento de radicais livres e espécies eletronicamente excitadas. Seus trabalhos em favor da teoria de radicais como agentes tóxicos implicados nas manifestações clínicas de porfirias químicas e inatas são considerados de alta relevância médica. Ele também se dedica ao estudo da quimioluminescência de peróxidos e da bioluminescência de insetos. Bechara venceu a edição 2003 do Prêmio Fritz Feigl, promovido pelo CRQ-IV.
Instituída em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à Ciência e à Tecnologia. O Decreto nº 4.115, de fevereiro de 2002, dispõe sobre a Ordem e estabelece suas duas classes: Grã-Cruz e Comendador. O presidente da República e o Ministro da Ciência e Tecnologia integram a entidade.
A entrega das insígnias e dos diplomas referentes à admissão ou promoção na Ordem é feita, em princípio, no dia 13 de julho de cada ano, quando se comemora o nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil e cientista universal do iluminismo.