Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cartilha combate saneante pirata


Lançada mês passado em São Paulo uma campanha nacional de conscientização contra o uso de produtos de limpeza clandestinos. Só na capital paulista, começaram a ser distribuídas pela Prefeitura 1 milhão de cartilhas que visam sensibilizar principalmente as donas-de-casa de que esses produtos, por serem fabricados sem critérios, não cumprem com os objetivos para os quais se destinam.

Análises mostraram que o volume de princípios ativos nesses produtos chega a ser 50% inferior ao exigido pela legislação. E por serem acondicionados em embalagens reutilizadas, os clandestinos podem levar as crianças a consumi-los pensando tratarem-se de refrigerantes. De acordo com dados do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da Secretaria Municipal da Saúde, em 2001, 52% dos casos de intoxicação com água sanitária registrados foram causados por saneantes clandestinos. Os riscos à saúde incluem problemas respiratórios e irritação no estômago e esôfago.

Levantamento realizado em 2001 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP) mostrou que aproximadamente 42% das águas sanitárias, 36% dos desinfetantes e 15% dos amaciantes vendidos no País eram ilegais. A cartilha, cuja cópia pode ser obtida clicando-se na imagem ao lado, ensina o consumidor que todo produto regular deve possuir rótulo onde constem, entre outras informações, dados sobre o fabricante e do químico responsável.

A campanha é uma iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Petrobrás e de duas associações de fabricantes de produtos - ABAS e ABIPLA. O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, e o Conselheiro Wladmir Altruda, que também é diretor da ABAS, participaram da cerimônia de lançamento da campanha. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região