A Bolsa de Empregos mantida pelo CRQ-IV e pelo Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de São Paulo (Sinquisp) passou por uma completa reformulação nos últimos três meses. Além de estar com um design mais atrativo – já elogiado por vários usuários – o serviço também ganhou uma nova programação que o tornou mais seguro e rápido. O sistema está em fase de ajuste fino, por isso é importante que eventuais falhas sejam notificadas pelo e-mail
comunica@crq4. org.br.
A Bolsa também foi simplificada, com a retirada de alguns campos que, por terem objetivos aparentemente semelhantes, acabavam confundindo os usuários. Outra mudança que facilitará, principalmente, a administração dos currículos é que a atualização cadastral passa a ser feita somente a cada 90 dias e não mais a cada 30 dias como antes.
A edição dos currículos cadastrados foi ligeiramente modificada. Para ter acesso aos seus dados o usuário deverá clicar sobre o botão "login". Depois de informar seu login e senha, entrar na sua página pessoal, fazer as alterações e, finalmente, clicar sobre o botão "cadastrar", será necessário clicar sobre o botão "Encerrar sessão", existente no lado esquerdo da página. Esse cuidado deve ser tomado para evitar que outra pessoa que venha a usar o mesmo computador na seqüência tenha acesso à página de edição.
A nova programação impede que campos obrigatórios fiquem em branco. Por isso, é recomendável que quem estava na Bolsa antes da reformulação acesse seu currículo para atualizá-lo. A guarda do login e da senha continua sendo responsabilidade exclusiva do usuário.
A utilização da Bolsa de Empregos pelas empresas continua totalmente gratuita. Elas podem tanto pesquisar currículos como anunciar suas vagas. Apenas a oferta de vagas exige um cadastramento, que na verdade serve para que seja criada uma área de administração de vagas.
Assim como acontece nos classificados tradicionais, a empresa poderá anunciar uma oferta de emprego sem se identificar. Basta que informe a maneira pela qual deseja que os candidatos mantenham contato.
Pesquisa
O CRQ-IV e o Sinquisp continuam não fazendo a intermediação dos contatos. Também as empresas e os profissionais que conseguirem atingir seus objetivos ao usarem a Bolsa não precisarão prestar nenhuma informação ao Conselho ou ao Sindicato.
Quando uma empresa divulgar uma vaga e depois retirá-la, receberá por e-mail um formulário de pesquisa. Esta buscará apenas medir o grau de satisfação da usuária e colher subsídios para manter o serviço em constante evolução.
A empresa não será obrigada a responder a pesquisa, mas estará colaborando bastante se gastar pouco mais de um minuto para preencher e enviar as respostas por e-mail.