Editorial - Motivos para comemorar o Dia do Químico
Em 18 de junho, data em que entrou em vigor a lei 2.800/56, que regulamentou a profissão, comemora-se o Dia Nacional do Profissional da Química. Como tradicionalmente faz, o CRQ-IV programou uma cerimônia para festejar a data, oportunidade em que fará homenagens e entregará prêmios a profissionais e estudantes de destaque. A festa, por uma questão de agenda, será realizada dia 13 de junho, na sede da entidade.
Mais do que um símbolo para a classe, este ano a data deve ser comemorada como uma dose de otimismo. Correto afirmar que ainda é cedo para soltar rojões, mas há indicadores que apontam para dias melhores para a economia nacional, em especial para área química e, em conseqüência, para o nível de emprego do setor.
A inflação e o dólar estão em declínio, o chamado "Risco-País" também está caindo e parte importante do capital externo que entrou no Brasil nos últimos meses foi destinado a investimentos e não à mera especulação financeira.
Por sua vez, a indústria química fechou o primeiro trimestre deste ano com resultados interessantes, em que pese todo o pessimismo gerado pela recente guerra EUA X Iraque. A produção global do setor, por exemplo, cresceu 9,7% em relação a igual período de 2002, enquanto o número de empregos gerados aumentou 1,14%, notadamente pela contratação de trainees. Os números são do mais recente Relatório de Acompanhamento Conjuntural, produzido pela ABIQUIM.
Obviamente, o panorama econômico não mudará substancialmente da noite para o dia. Mas dados como os citados já começam a fazer com que até membros do governo federal olhem com mais carinho a possibilidade de amenizar a política econômica no sentido de baixar um pouco a taxa de juros, facilitando assim a implementação de novos projetos de investimento. Por que então não acreditar, trabalhar e torcer para que isso aconteça?