Embora o CRQ-IV esteja funcionando em sua nova desde fevereiro, a inauguração oficial do Edifício Olavo de Queiroz Guimarães Filho só pôde ser realizada no dia 20 setembro. Apesar da forte chuva que atingiu a cidade, o evento foi prestigiado por cerca de 150 pessoas, entre profissionais, representantes de instituições de ensino, dirigentes de entidades de trabalhadores e empresariais ligadas à área da Química e funcionários do Conselho. Após a cerimônia, foi servido um coquetel. A festa de inauguração foi patrocinada pelo presidente do CRQ-IV, Olavo de Queiroz Guimarães Filho, que por motivos de saúde não pôde comparecer.
A cerimônia foi comandada pelo vice-presidente do Conselho, Geraldo Vicentini. Em seu discurso, ele destacou a firmeza com que Guimarães Filho vem conduzindo a entidade desde 1981. Foi graças à sua determinação, salientou, que a entidade conseguiu tornar realidade o sonho de possuir uma sede à altura da importância do setor químico brasileiro.
Mas Vicentini reconheceu também que a administração do presidente do Conselho somente alcançou tantas vitórias porque ele sempre soube compartilhá-la com seus diretores, gerentes e demais funcionários da entidade. A delegação de tarefas, de responsabilidades e a capacidade de ouvir, entender e até de adotar propostas com as quais inicialmente não concordava sempre foram marcas registradas de sua administração, observou Vicentini, acrescentando que a postura democrática de Guimarães Filho foi a grande responsável pelo crescimento e principalmente pelo aperfeiçoamento do CRQ-4ª Região.
A cerimônia foi prestigiada pelo Engenheiro Químico Júlio Rabin, primeiro presidente do CRQ-IV. O ano era 1957 e a entidade só pôde ser instalada porque Rabin cedeu parte das dependências do escritório que ocupava na praça Antonio Prado, onde hoje está o prédio do Banespa, para que o Conselho pudesse iniciar seus trabalhos. Em 1964, a entidade, ainda comandado por Rabin, adquiriu o 14º andar do Edifício Britânia, na Rua Líbero Badaró, no centro da cidade, onde a sede permaneceu até fevereiro deste ano. Também foram prestadas homenagens póstumas aos ex-presidentes Manlio Bedinelli e Carlos Eduardo Paes Barreto, responsáveis pela compra dos outros três andares do mesmo prédio, e ao presidente atual, Olavo de Queiroz Guimarães Filho. O troféu oferecido a Guimarães Filho foi entregue à sua esposa, Dona Sarah Siqueira Queiroz Guimarães, que também descerrou a placa de inauguração da sede.
O Conselho entregou ainda placas de reconhecimento a quatro profissionais com registro mais antigo na entidade. Foram eles: David Paputsky (Técnico Químico), Anatole Kagan (Bacharel em Química), Paschoal Ernesto Américo Senise (Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas) e Elias Miguel Haddad (Engenheiro Industrial Modalidade Química). Houve ainda uma homenagem póstuma ao Conselheiro Fernando Cerviño Lopez, falecido neste ano, e aos representantes das empresas Sérgio Teperman Arquitetos SCL e MPD Engenharia e Construção Ltda, responsáveis respectivamente pelo projeto e pela construção da nova sede.