Editorial: A importância do aperfeiçoamento profissional
Não é de agora que trabalhadores de todas as áreas sabem que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Ter apenas um diploma não é garantia de que as portas se abrirão com mais facilidade. As empresas buscam hoje profissionais atualizados, capazes de entender as novas tecnologias e conceitos de produção. O constante aperfeiçoamento técnico e cultural, portanto, passou a ser requisito básico para quem planeja um futuro de grandes conquistas.
O Conselho há anos vem se preocupando em oferecer meios que possibilitem o aperfeiçoamento dos profissionais da química. Além dos sorteios de livros técnicos, de ingressos para feiras e congressos e a realização de parcerias que resultaram em descontos significativos nos preços de cursos de especialização, manteve até recentemente o Ciclo de Palestras CRQ-IV. O programa previa a realização de palestras semanais e gratuitas sobre os mais diversos temas da área.
Lançado em 1998, o Ciclo atendeu a quase dois mil profissionais e estudantes, mas precisou ser interrompido no segundo semestre do ano passado devido ao racionamento de energia elétrica implantado pelo Governo Federal.
A boa notícia é que o Ciclo de Palestras será retomado a partir de maio. Nesta edição, o leitor tomará ciência das palestras programadas e ficará sabendo como participar do programa, que continua totalmente gratuito.
Além da possibilidade de adquirirem mais conhecimento, os profissionais e estudantes que puderem participar terão a oportunidade de conhecer a nova sede do Conselho, uma vez que todas as palestras serão feitas nas salas de treinamento projetadas para este fim.
Boa parte das palestras será complementadas por cursos. Estes prevêem o pagamento de taxas diretamente às suas promotoras. Entretanto, como alguns deles também serão ministrados na nova sede, o Conselho conseguiu negociar descontos.