Cartas: Veja as críticas, elogios e sugestões feitas pelos leitores
Devido ao grande número de correspondências que o Informativo vem recebendo, muitas delas pendentes de divulgação há vários meses, o Conselho Editorial optou por publicar o maior número de cartas possíveis nesta edição. Mesmo assim, algumas ficarão aguardando publicação futura.
Piscinas – Quero saber se os Técnicos Químicos podem executar processos de desinfecção de águas de piscinas, onde posso obter mais informações sobre essa atividade e como adquirir o livro “Métodos Laboratoriais de Análise Físico-Químicas & Microbiológicas”, de Jorge Antônio Barros de Macêdo?
Andreza Sanches
Bauru/SP
Sim, os técnicos não só podem exercer essas atividades, como também responder tecnicamente por piscinas instaladas em clubes e hotéis. Nossa Biblioteca remeterá indicações literárias sobre o assunto. O livro do professor Macêdo pode ser adquirido pelos endereços www.aguaseaguas.ufjf.br ou jmacedo@fbio.ufjf.br.
Jurídico I – Parabéns para as Dras Cátia Sashida e Lilian Guimarães pela sua luta em favor dos Técnicos Químicos. A liminar que obtiveram será de grande valia para pequenas empresas como a minha.
Lúcio de Souza Dutra
SP/SP
Jurídico II – Parabenizo as senhoras advogadas Cátia Sashida e Lilian Guimarães pela brilhante vitória em favor do Técnicos. Aproveito para cumprimentar a direção do Conselho pela belíssima sede.
Luiz Sérgio do Prado
Taubaté/SP
Estágio – Venho enfrentando dificuldades para conseguir estágio, pois as empresas para as quais ligo não aceitam mulheres para essa função. Será que o mercado é assim mesmo ou serão apenas alguns empresários que teimam em viver nas décadas iniciais do século passado?
Simone Dulce
SP/SP
Trata-se de uma situação histórica. Quando a indústria química começou a se desenvolver no Brasil, a quase totalidade dos profissionais empregados era formada por homens. Mesmo atualmente a predominância é masculina. No CRQ-IV, por exemplo, mais de 70% dos profissionais registrados são do sexo masculino. Dos cerca de 16 mil estudantes cadastrados, apenas 28,5% são mulheres. Mas já há alguns cursos de formação profissional, principalmente os da área de alimentos, onde as moças são maioria. Infelizmente, o CRQ-IV não pode interferir nessa questão, mas acredita que, assim como aconteceu em outros ramos de atividade, é inevitável que as mulheres conquistem um espaço maior. O CRQ-IV possui uma Bolsa de Empregos onde estudantes podem se candidatar a estágios. Ela fica no endereço www.crq4.org.br/bolsa. Se não tiver acesso próprio à Internet, peça apoio ao Sindicato dos Químicos, telefone (0xx11) 289-1506.
Alimentos I – Foi com satisfação que li na edição nº 53 do Informativo que o CRQ-IV passou a integrar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comusan). A formulação de propostas que venham a aumentar a qualidade dos alimentos que abastecem as mesas dos consumidores, como também viabilizar que mais comida chegue à comunidade de baixa renda estreita a relação existente entre a população, o município e os profissionais da química.
Willian Matsuo
SP/SP
Alimentos II – Sou consultor de empresas na área de alimentos desde 1994. Vendo o artigo sobre a participação no Comusan, fiquei interessado nas formas de contribuições que poderíamos agregar às propostas a serem apresentadas pelo CRQ-IV.
Marcus Vinícius – Liner Consultoria
Osasco/SP
O Químico Industrial Aelson Guaita (foto), um dos representantes do Conselho no Comusan já manteve contato com os remetentes para discutir idéias a serem apresentadas. “O importante mostrar é que os profissionais da química estão sempre interessados em usar seu conhecimento técnico em benefício da sociedade, particularmente a parcela mais carente dela”, comentou Guaita ao receber as mensagens de apoio. E tendo em vista o vasto conhecimento que os senhores Matsuo e Vinícus demonstraram ter, o Conselho faz uso desta coluna para convidá-los a proferir palestras e cursos visando capacitar mais profissionais a atuarem nessa área. Os contatos poderão ser feitos diretamente com a Assessoria de Comunicação, telefone (0xx11) 3061-6000 ou e-mail: comunica@crq4.org.br.
Palestras – Os cursos, palestras e eventos promovidos pelo CRQ-IV são, em sua maioria, realizados na cidade de São Paulo. Para nós que moramos no Interior fica muito difícil participar.
Luciana Alonso
Bauru/SP
Questionamento semelhante também nos foi feito pelo senhor Luiz Sérgio do Prado, de Taubaté/SP. Há dois problemas que inviabilizam a realização desses eventos em outras cidades. O primeiro deles é a inexistência de espaços próprios. Como se sabe, o CRQ-IV não tem sedes regionais, o que obrigaria a entidade, na melhor das hipóteses, a solicitar a cessão de salas em escolas ou centros de convenções. As escolas até poderiam ceder gratuitamente seus espaços, mas aí o Conselho perderia o controle sobre as pessoas que se interessassem em participar. Como se sabe, apenas profissionais em dia com suas obrigações e estudantes cadastrados têm acesso livre às palestras. A própria organização do evento ficaria prejudicada pela distância entre a sede do Conselho e o local do evento. O segundo problema é mais complicado ainda de ser resolvido. Ocorre que a legislação não permite que o Conselho invista seus recursos no pagamento de instrutores. Todos os palestrantes que se dispõem a dividir seus conhecimentos nas palestras organizadas pelo CRQ-IV o fazem gratuitamente. Sequer suas despesas de locomoção e alimentação são restituídas. A vantagem que têm é que ao exporem seus nomes e os de suas empresas no Informativo e mesmo no contato direto com os participantes aumentam suas chances de realizarem negócios no futuro.
Home Page - Parabéns pelas novas instalações. Se estamos de endereço novo, seria interessante atualizar a Home Page na Internet.
Nilson de Castro Dias
SP/SP
Sem dúvida, Nilson. As alterações, aliás, estão em curso há cerca de dois meses e só não ficaram prontas porque estamos testando o funcionamento de dois novos programas que passarão a ser disponibilizados: um para busca de páginas internas e outro para pesquisas de livros em nossa Biblioteca. A estimativa é de que a reformulação esteja concluída em cerca 30 dias.
Sorteios - Gostaria de parabenizá-los pelos sorteios que vêm realizando, pois eles constituem uma chance real de aquisição gratuita de materiais para aumentar o conhecimento técnico do profissional.
Jamilton Aparecido Miguel
Sumaré/SP
A finalidade dos sorteios é essa. Pena que tão poucos são contemplados.