A Bolsa de Resíduos do Sindicato dos Profissionais da Química do Estado de São Paulo (Sinquisp) foi lançada oficialmente no dia 20/03/2002, durante as comemorações pelos 60 anos de fundação da entidade. Instalada no endereço www.bolsaderesiduos.org.br , a Bolsa – que recebeu o nome de José Luis Magnani, diretor do Sindicato falecido em dezembro e um dos idealizadores do novo serviço – representa uma iniciativa para ajudar na preservação do meio ambiente e gerar oportunidade de trabalho para os profissionais da área.
A idéia básica do site é facilitar o intercâmbio entre indústrias que produzem algum tipo de resíduo com outras que procuram por resíduos que possam substituir, com menor custo, suas matérias-primas.
Para cada resíduo a ser incluído no site é preciso efetuar o preenchimento de um cadastro com informações sobre suas características, tanto para oferta como para procura. Apenas as informações pertinentes ao produto serão disponibilizadas, garantindo o sigilo quanto à identidade das indústrias. Havendo interesse sobre um resíduo específico, o Sinquisp se encarregará de fazer a intermediação do negócio. O contato direto entre as partes só ocorrerá após o consentimento oficial da empresa geradora.
A coordenadora da Bolsa, Kátia Regina Ferrari, organizou o site com base em sua experiência na recuperação de resíduos e na adequação ambiental de processos produtivos – tema da sua tese de doutorado desenvolvida no Inst. de Pesq. Energética e Nucleares IPEN/SP e, atualmente, tema do seu pós-doutorado, em desenvolvimento no Depto. de Petrologia e Metalogenia da UNESP de Rio Claro.
A Bolsa também oferece opções de consultoria para gestão, disposição e utilização dos resíduos Profissionais especializados poderão se cadastrar para oferecer seus serviços.
Para atender de forma mais eficiente os usuários que procuram por informações sobre questões ambientais, a Bolsa terá um espaço, chamado Fórum Ambiental, um canal aberto com os consultores. O site já conta com informações sobre legislações e normas ambientais, artigos, notícias, cursos e links para outros sites sobre meio ambiente. “Estamos modernizando constantemente a Bolsa para facilitar o acesso às informações e aos serviços oferecidos”, diz Kátia Regina Ferrari, explicando que o objetivo desse trabalho é proporcionar um espaço diferenciado aos usuários.
Outra novidade é que as empresas prestadoras de serviços poderão inserir anúncios na página principal, com link direto ao seu site ou e-mail. Esta opção está condicionada à assinatura de um contrato com Sinquisp, com o estabelecimento das condições e do valor da divulgação.
Para obter informações adicionais sobre publicidade na Bolsa é necessário escrever para sinquisp@sinquisp.org.br ou telefonar diretamente para o Sinquisp, (0xx11) 289-1506.
No mês de seu lançamento oficial, a Bolsa registrou cerca de 500 visitas, já possuía mais de 20 tipos de resíduos ofertados e cerca de 30 consultores cadastrados. Segundo o Sinquisp, esses resultados deveram-se em boa parte à divulgação feita na última edição do Informativo CRQ-IV.