Morreu dia 08 de maio, em São Paulo, o Professor Doutor José Atílio Vanin, Conselheiro Titular do CRQ-IV desde 1990. Professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, Vanin se notabilizou nos últimos anos por suas atividades como vice-diretor da FUVEST, entidade que organiza o vestibular para a USP, Unifesp, Santa Casa e Academia da Polícia Militar.
Apontado como responsável principalmente por tornar mais transparente o exame de seleção de alunos dessas importantes escolas, Vanin era sempre convidado a dar entrevistas e a participar de debates envolvendo temas educacionais. Esse assunto, aliás, era uma de suas paixões. Em artigo publicado em junho de 99 no
Informativo CRQ-IV, ele demonstrou sua satisfação com a proposta de Diretrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Química, elaborado pelas universidades públicas paulistas e que, entre outros pontos, propunha a criação de mecanismos que concretizassem a "perseguida integração universidade-indústria". A idéia apoiada por Vanin era a de uma formação que levasse em conta não só as questões acadêmicas, mas que permitisse reconhecer a química como uma construção humana, compreendendo os aspectos históricos e suas relações com os contextos cultural, socioeconômico e político. "Nos dias de hoje, o sucesso profissional depende muito mais do perfil comportamental do que do nome apensado à profissão nas volutas caligráficas do diploma universitário", salientou. Vanin afirmava que um diploma não é mais suficiente para definir o futuro profissional: "hoje, valoriza-se o profissional capaz de administrar, inovar, procurar respostas e fazer previsões", declarou em entrevista à revista Galileu de agosto do ano passado.
Vanin também escreveu o livro "Alquimistas e Químicos", que lhe valeu o Prêmio Jabuti, de 1994, na categoria de Melhor Ensaio. Numa linguagem simples e dirigida a estudantes, a obra busca desmistificar a química e, colocando-a no contexto do dia-a-dia, da exemplos de como essa ciência gerou mudanças econômicas e de hábitos.
No dia 22 de junho, durante as comemorações pelo Dia Nacional do Químico, o CRQ- IV Região prestará uma homenagem a esse profissional que, com sua profunda cultura e perseverança, tanto fez pelo engrandecimento da Química em nosso País. Sua vaga de Conselheiro titular passa a ser ocupada pelo professor Hans Viertler.