A partir do dia 25 de abril, os profissionais registrados no Conselho passarão a contar com uma ferramenta que poderá auxiliá-los a conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. Entra em operação naquela data a nova Bolsa de Empregos, iniciativa que tem parceria do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais, Químicos Industriais Agrícolas, Engenheiros Químicos e Técnicos Químicos do Estado de São Paulo. Gratuito, o serviço é automático e funcionará exclusivamente pela Internet, no endereço www.crq4.org.br/bolsa. A entrega desse benefício atende a uma reivindicação que vinha sendo feita desde o rompimento do acordo, há cerca de nove meses, com a empresa que administrou serviço semelhante por quase dois anos.
Todos os profissionais em dia com suas obrigações (inclusive os dispensados do pagamento de anuidades) poderão se inscrever na bolsa. Ela também aceitará currículos de profissionais que, mesmo empregados, estejam buscando uma oportunidade melhor, e de estudantes – previamente cadastrados pela Gerência de Fiscalização do Conselho – que estiverem procurando estágio.
Além de estarem em situação regular, os profissionais e estudantes deverão ter uma conta de e-mail própria. Isso é necessário porque, como a bolsa é automática, as empresas que se interessarem por alguém poderão fazer contato para uma entrevista usando o correio eletrônico, que é muito mais rápido. Mensagens emitidas pela bolsa (veja adiante) também serão enviadas por esse meio.
Mesmo quem tem pouca familiaridade com a Internet não deverá ter dificuldades para usar a bolsa. O Conselho responderá à todas as dúvidas enviadas, mas, por não ter pessoal disponível, em nenhuma hipótese fará cadastramentos de currículos ou vagas. Profissionais, estudantes e empresas que ainda não têm acesso à Internet poderão solicitar apoio do Sindicato dos Químicos. O contato deve ser feito por carta (Alameda Santos, 1.470 – 2º andar - Cj. 205/206, CEP 01418-100 - SP/SP) ou pelo telefone (11) 289-1506. O atendimento para esse fim será gratuito, mesmo para quem não for sindicalizado.
Veja agora as linhas gerais de funcionamento da bolsa. As informações detalhadas estarão disponíveis no endereço www.crq4.org.br/bolsa e deverão ser lidas integralmente pelo menos uma vez para que se tenha ciência de todas as regras.
Prazo de divulgação - Uma das condições para que a Bolsa de Empregos torne-se uma fonte confiável de informações é a constante atualização do banco de dados. Uma empresa certamente deixaria de consultar a bolsa se toda vez que se interessasse por um profissional e o convocasse para uma entrevista recebesse a informação de que ele já está trabalhando. O mesmo vale para o profissional que encontrasse uma oferta de emprego e, ao manter contato com a empresa, descobrisse que a vaga estava preenchida há muito tempo. Situações assim gerariam descrédito e condenariam o serviço ao esquecimento. Para reduzir as chances de que isso ocorra, a bolsa tem uma regra básica: tanto as ofertas de mão-de-obra quanto de empregos serão divulgadas por 30 dias. Quando o prazo estiver acabando, a bolsa enviará um e-mail alertando sobre isso e orientando o destinatário a renovar o cadastro por mais 30 dias. Caso o recadastramento não seja feito, o anúncio do currículo ou da vaga será suspenso. Para fazer a reativação, o interessado deverá apenas acessar a bolsa e digitar o seu login e senha.
Como cadastrar currículos - A página principal da Bolsa de Empregos está dividida em três partes: relação de dicas sobre utilização, grupo "Currículos" e grupo "Empregos". Para cadastrar um currículo, clique sobre o botão "cadastro", localizado no grupo "Currículos". Preencha todos os campos do formulário e dê especial atenção ao informar o seu e-mail. Os últimos dados solicitados são o seu login e a sua senha. Tanto um como outro podem ser uma combinação de letras e números. Para facilitar, escreva seu primeiro nome no campo login e crie uma combinação de letras e números para a senha, com seis dígitos no máximo. O login e a senha serão solicitados pelo sistema sempre que você for usar a bolsa para alterar seus dados ou reativar seu currículo. Portanto, é prudente guardar esses códigos em lugar seguro. Os dados serão enviados eletronicamente ao Conselho para checagem e se tudo estiver em ordem a divulgação será iniciada em até três dias úteis.
Como pesquisar ofertas de empregos - No grupo "Empregos" da página principal, clique sobre o botão "Pesquisa". Na seqüência, defina os parâmetros da pesquisa e clique no botão "Pesquisar Vagas". As vagas encontradas serão exibidas na página seguinte, juntamente com os pré-requisitos. Para consultar os detalhes, clique sobre as vagas listadas. Você poderá ainda solicitar ao sistema que lhe avise sobre as vagas com aqueles parâmetros que forem cadastradas nos 30 dias posteriores à pesquisa. Para isso, basta digitar seu e-mail e pressionar o botão "Gravar Pesquisa", opção que aparece no fim da lista de vagas encontradas.
Como cadastrar empresas - A partir da página principal, clique no botão "Cadastro", localizado no grupo "Empregos" e siga os mesmos procedimentos do item "Como cadastrar currículos". Podem se cadastrar gratuitamente empresas químicas ou não, inclusive consultorias de recursos humanos, de qualquer ponto do País. Empresas não estão sujeitas à renovação obrigatória de cadastro a cada 30 dias, podendo seus dados serem alterados ou retirados do sistema a qualquer tempo. Ao anunciar uma vaga, a empresa poderá optar pela não divulgação do seu nome.
Como cadastrar vagas - O acesso à essa área exigirá prévio cadastramento da empresa, seguindo-se os passos descritos no item anterior. Na página principal, clique no botão "Login", localizado no grupo "Empregos". Após a digitação do login e da senha da empresa, surgirá um menu que permitirá o gerenciamento das vagas anunciadas. Para fazer alterações, basta clicar sobre a vaga. É possível desativar temporariamente a vaga e voltar a divulgá-la sem a necessidade de preencher um novo formulário de cadastramento.
Como pesquisar currículos - No grupo "Empregos" da página principal, clique sobre o botão "Pesquisa". Na página seguinte, defina os parâmetros da pesquisa e clique no botão "Pesquisar Currículos". Se forem encontrados profissionais que se encaixem naquele perfil, seus nomes e um resumo de suas habilidades serão apresentados na página seguinte. Para consultar todo o histórico, clique sobre os nomes listados. Para contatar os candidatos, mande-lhes um e-mail. A empresa poderá ainda solicitar ao sistema que lhe envie currículos que se encaixarem no perfil definido em sua pesquisa e que forem cadastrados nos 30 dias posteriores. Para isso, basta digitar o e-mail da empresa e pressionar o botão "Gravar Pesquisa", opção que aparece no fim da lista de profissionais encontrados.
Conhecer o funcionamento em detalhes da Bolsa exige a leitura das dicas colocadas na página principal. Se aquelas informações não forem suficientes, envie um e-mail ou carta para o Conselho. Se preferir, mande seus questionamentos ao Sindicato. O CRQ-IV não prestará informações sobre a Bolsa por telefone.