Falhas na entrega do Informativo: saiba como evitá-las
Todos os bimestres, vários profissionais, empresas e estudantes entram em contato com o Conselho para reclamar do não recebimento do Informativo CRQ-IV ou para dizer que receberam o jornal com atraso e por isso não puderam participar das promoções, palestras e cursos divulgados. Em boa parte dos casos, tais reclamações são procedentes e decorrem de falhas na distribuição dos exemplares pelos Correios. O assunto não é novo, mas o grande número de queixas exige que volte a ser tratado. Apesar de não atender a todos, uma solução para o problema já existe.
Antes de mais nada, é preciso entender o processo de distribuição. Ao concluir cada edição, o Conselho entrega os 72 mil exemplares numa agência franqueada da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para que esta faça o manuseio, ou seja, cole as etiquetas de endereçamento, separe os exemplares por ordem de CEP e finalmente faça a entrega do material aos Correios. A ECT não faz manuseio, daí a necessidade de se contar com o apoio de uma agência franqueada. As etiquetas de endereçamento são emitidas pelo Conselho e refletem os dados das pessoas físicas e jurídicas cadastradas na entidade. Assim, a não ser que se faça um programa de computador específico para isso, não é possível deixar de emitir etiquetas com os nomes e endereços de pessoas que estão com cadastros regulares.
Após a entrega dos jornais e das etiquetas, a agência franqueada tem dois dias úteis para fazer o manuseio e entregar o material aos Correios. Como o Informativo é postado numa categoria chamada "Impresso" (que é a mais barata de todas), a ECT tem até cinco dias úteis para fazer a entrega aos destinatários. Esta, aliás, é razão que leva pessoas que residem, por exemplo, num mesmo bairro a receber seus exemplares em datas diferentes. O "Impresso" é considerado uma correspondência de menor importância, por isso a ECT programa a sua entrega juntamente com outras correspondências destinadas ao mesmo CEP. Em outras palavras: respeitados os cinco dias úteis, o carteiro só vai entregar o Informativo quando houver outra carta para o mesmo CEP.
Outra desvantagem dessa categoria de postagem é que ela desobriga a ECT de devolver ao Conselho os jornais cujos destinatários mudaram-se ou quando os endereços fornecidos pelos interessados são considerados insuficientes. Por exemplo, o leitor mora num prédio mas, ao se cadastrar, deixou de informar o número do seu apartamento. Num universo de mais de 70 mil leitores, seria normal que algo entre 100 e 150 exemplares fossem devolvidos a cada bimestre em função de problemas como os citados. Porém, são raras as vezes em que isso acontece.
Cadastramento
Para minimizar esse problema, o Conselho passou a cadastrar em seu site os leitores que queiram ser avisados sobre as novas edições do jornal. O processo é bastante simples e o primeiro passo é clicar aqui. A seguir, localize na home page o ícone com a inscrição "Clique aqui para ser avisado sobre as próximas edições". Aí é só escolher uma das opções (profissionais, empresas, estudantes ou instituições de ensino), preencher formulário e clicar no botão "enviar".
No mesmo dia em que o Conselho entregar o Informativo na agência franqueada da ECT, também o colocará no site. Quem estiver cadastrado, receberá um e-mail avisando que a edição está disponível. O interessado poderá optar em ler a versão resumida no próprio site ou então baixar uma cópia no formato Adobe Acrobat (PDF) para visualizá-la em seu computador, salvá-la ou imprimi-la.
A grande vantagem de arquivos de formato PDF é a preservação das todas as características originais do documento, ou seja, é como se a pessoa estivesse recebendo o jornal completo por e-mail. O aproveitamento desse arquivo, porém, só é possível se o usuário tiver o software Acrobat instalado em seu computador. Caso o leitor não o tenha, o site do Conselho indica os endereços onde ele pode ser obtido gratuitamente. A leitura da versão resumida não exige a instalação de nenhum software, pois ao acesso a ela é feito pelo próprio navegador (Internet Explorer ou Netscape).
É importante esclarecer que quem se cadastrar não deixará de receber o jornal pela via normal. Apenas estará eliminando o risco de não tomar conhecimento dos assuntos do Conselho pelos motivos apontados.
É claro que essa facilidade não resolve os problemas de distribuição do jornal, pois há vários leitores que não têm ou não querem ter acesso à Internet. Por enquanto, infelizmente, essas pessoas continuarão sujeitas às falhas e atrasos, pois o Conselho gasta mais de R$ 20 mil para postar cada edição do Informativo CRQ-IV e no momento não tem condições de contratar um serviço postal que proporcione a entrega mais rápida e/ou a devolução garantida dos exemplares cujos destinatários não forem localizados, o que permitiria uma atualização mais efetiva do banco de dados.