Serviços que não fazem parte de suas atribuições legais, mas que o Conselho faz questão de manter, ganharam maior visibilidade em 2000. A apresentação de palestras técnicas, a realização de convênios que possibilitaram a redução dos preços de cursos e os sorteios de ingressos para eventos e de livros relacionado à área química foram iniciativas que contaram com o interesse de mais de 2,5 mil profissionais e estudantes.
O Ciclo de Palestras CRQ-IV, principal programa de difusão técnica mantido pela entidade, registrou 21 apresentações, assistidas por aproximadamente 800 pessoas. O sucesso do programa se verificou com o rápido preenchimento das reservas: em média, as vagas acabavam cerca de dois dias após a abertura das inscrições.
Pesquisas feitas após cada apresentação do Ciclo, contudo, foram o melhor indicador de aprovação do programa. As avaliações ruins continuaram restritas à falta de comodidade e ao pequeno número de vagas no auditório. Como já foi amplamente divulgado, tais problemas deverão ser sanados a partir da inauguração da nova sede do Conselho. Previsto para entrar em funcionamento no início de 2002, o prédio localizado na rua Oscar Freire terá um auditório preparado para esse tipo de evento com mais de 200 lugares. A sede também terá salas especialmente projetadas para cursos.
A entrega de um computador multimídia ao técnico Roberto Alves da Silva, em janeiro, abriu a série de sorteios que o Conselho, por meio do Informativo CRQ-IV, realizou em 2000. Também foram sorteados 16 exemplares de sete livros técnicos. Em média, cada sorteio teve a participação de 260 leitores, o que perfaz um total aproximado de 1.820 inscrições.
Ainda por meio de sorteios, o Informativo distribuiu 10 ingressos para o Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial (SIMAI/2000) e um ingresso para o 4º Encontro Racine para as Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas - FACO 2000. Convênios/acordos firmados com o IPT, P&D Consultoria Química, Escola LF, AFAM-TEC, Help Consultoria e com o consultor Oscar do Carmo Jrº viabilizaram a obtenção de descontos de até 25% nos preços de vários cursos.
A Biblioteca do Conselho incluiu mais 44 obras em seu acervo . Entre as principais aquisições estão duas bases de dados adquiridas da PTI - Publicações Técnicas Internacionais , que permitem acesso, inclusive pela Internet, a toda legislação nas áreas sanitária e de meio ambiente. Até outubro, a Biblioteca havia atendido 1.092 solicitações de pesquisas feitas pessoalmente, por carta, fax ou e-mail.
O Conselho ainda distribuiu R$ 60 mil livres de impostos aos profissionais e estudantes que ganharam os prêmios Fritz Feigl e CRQ-IV, ambos destinados a promover a profissão química. Interessados em participar da próxima edição desses concursos podem obter cópias dos respectivos regulamentos na seção "Novidades" deste site ou solicitá-las pelo telefone (0xx11) 3106-8041.
FISCALIZAÇÃO - As chamadas atividades-fim do Conselho também registraram ótimo desempenho. Até outubro, o serviço de Fiscalização havia feito 12.679 vistorias em empresas para verificar se estas estavam regularmente registradas e se mantinham químicos no exercício de atividades privativas. No período, foram intimadas 963 empresas e 431 pessoas físicas, todas flagradas em desacordo com a legislação. Os fiscais também realizaram 61 plantões, nos quais foram atendidas 382 pessoas, e proferiram 169 palestras em escolas de nível médio e superior.
Até outubro, a Secretaria do Conselho recebeu 80.487 ligações telefônicas. Esse departamento é responsável pelo primeiro atendimento aos profissionais e empresas que procuram a entidade e por encaminhar documentos e solicitações. No período, a Secretaria expediu 17.336 correspondências e 3.546 carteiras, encaminhou 7.515 processos para avaliação e deliberação do Plenário, enviou 5.324 Anotações de Responsabilidade Técnica, 693 notificações de multa e 228 Certidões Negativas de Débito.