Algumas reclamações sobre cursos realizados fora de nossas dependências têm chegado ao CRQ-IV nos últimos meses. No geral, as queixas vão desde críticas sobre a organização, conteúdo e até a não devolução de valores pagos como reserva de vagas.
O Conselho não só entende que tais fatos devem ser apurados, como tem dado publicidade a eles neste Informativo (veja os mais recentes na matéria "Univertec é denunciada"). Porém, volta a esclarecer que não tem qualquer responsabilidade nesses casos pois, além de não participar da organização, não dispõe de funcionários para avaliar previamente a qualidade desses eventos ou investigar a idoneidade das empresas promotoras.
Aliás, é bom salientar que nenhum órgão tem condições de realizar esse tipo de trabalho. Daí a razão de sempre ressaltarmos que qualquer informação adicional sobre os eventos devem sempre ser solicitadas direta e exclusivamente com as promotoras.
A divulgação de eventos pelo Informativo busca apenas atender reivindicações feitas pelos próprios leitores, uma vez que a maioria tem dificuldades de encontrar opções para se atualizarem profissionalmente.
O Conselho lamenta que algumas pessoas tenham sido prejudicadas por episódios dessa natureza, mas legalmente, por não ser parte direta nesses casos, não pode representá-las na Justiça, único caminho a ser adotado quando as negociações amigáveis tornam-se infrutíferas. Contudo, garante que continuará abrindo espaço em seu jornal para que denúncias sejam feitas, até porque entende que a informação é a arma mais eficaz para alertar os consumidores sobre a atuação de empresas que os desrespeitam.