Três profissionais formularam sérias denúncias contra a Univertec Cursos e Eventos, empresa que até recentemente mantinha convênio com o Conselho para, em troca da divulgação de seus cursos no Informativo, realizar palestras e inserir gratuitamente currículos em sua Bolsa de Empregos. A parceria foi rescindida há dois meses, por iniciativa da própria empresa.
As correspondências enviadas são bastante extensas, por isso publicamos abaixo suas sínteses. O CRQ-IV repassou, em 18/09, as cartas para a Univertec e fixou prazo de cinco dias para que ela se defendesse, o que só ocorreu dia 29/09, quando esta edição já estava concluída. A posição do Conselho sobre o assunto está no editorial desta edição.
Luiz A. Herculani - Fui o ganhador da viagem aos Estados Unidos para um curso na Varian, sorteada entre os participantes do Curso Mega em Análise Instrumental, realizado em 1999. Uma semana antes da viagem, marcada para julho deste ano, o senhor José Carlos Salmim, diretor da Univertec, disse que a viagem não iria acontecer porque estava com dificuldades financeiras. Firmamos, então, um documento onde ele se comprometeu a pagar o prêmio até o dia 15 de agosto, o que não ocorreu. Quero, por isso, alertar a todos para tomarem cuidado quando ouvirem falar no nome Univertec, pois ele significa PICARETAGEM. Isento a Varian de qualquer responsabilidade no caso.
Nota: Para minimizar os prejuízos de Herculiani, a Varian ofereceu-lhe a oportunidade de fazer alguns cursos gratuitamente no Brasil.
Leandro Cordeiro Rufino - Desempregado, depositei R$ 40,00 na conta da Univertec para fazer um curso que primeiro foi adiado para 10/06 e depois acabou cancelado. Desde então venho tentando receber a devolução daquele valor.
Nota: A Univertec garantiu ao CRQ-IV ter feito a devolução em 25/08. O reclamante não confirmou.
Paulo Roberto Sorrato - Em 22/07, participei de um curso de péssima qualidade promovido pela Univertec. Diante das reclamações dos alunos, o senhor José Carlos Salmin prometeu corrigir as falhas, enviando-nos uma apostila mais completa e levar-nos à uma estação de tratamento de efluentes. As promessas não foram cumpridas e até hoje, apesar de minha insistência, não recebi o certificado daquele curso. Enquanto aguardava o cumprimento do prometido, depositei R$ 40,00 para reservar vaga num curso sobre potabilidade da água. Ele foi cancelado e até agora não fui ressarcido. Como fiquei muito desgastado com o assunto, resolvi formalizar reclamação no órgão de Defesa do Consumidor de Mogi Mirim, onde resido.