O ensino de Ciências e Tecnologias vem avançando na educação brasileira e o airbag é um assunto interessante que, por fazer parte de seu cotidiano, desperta a atenção do aluno e permite que o experimento seja reproduzido no laboratório de química escolar. Utilizando essa tecnologia podemos explorar conceitos de química, física e meio ambiente, atualizando e preparando o aluno para ser o profissional do futuro.
O airbag é um dispositivo destinado a proteger motoristas e passageiros em caso de colisão. Trata-se de um módulo que se localiza no ponto central do volante de direção, quando está do lado do motorista e, no painel logo acima do porta-luvas, quando trata-se do módulo do passageiro.
Para haver um perfeito funcionamento, o sistema envolve mecanismo como: sensores localizados na parte frontal do veículo e que têm por função detectar a rápida desaceleração do automóvel; um módulo de controle eletrônico que, através de uma luz indicadora no painel, emite alerta sobre falhas em seu funcionamento; uma câmara de metal onde há substâncias químicas que reagem entre si quando recebem um impulso elétrico; uma bolsa plástica que fica acondicionada dentro do volante.
Assim que os sensores enviam a mensagem de brusca desaceleração, uma faísca é lançada na câmara metálica e estes produtos reagem formando sólidos e o gás nitrogênio. Apenas o gás atravessa os filtros da câmara metálica, enchendo a bolsa. O processo de enchimento do airbag rompe uma tampa localizada no centro do volante. Toda esta operação, desde a colisão até o término do enchimento da bolsa, dura apenas entre um e três milésimos de segundo. O airbag possui uma abertura no seu interior que permite o escapamento do gás de forma natural ou até mesmo com o peso exercido pelo corpo do motorista.
Equação química do processo
6NaN3 (s) + Fe 2 O 3 (s) ® 3Na 2 O (s) +2Fe (s) + 9N 2(g) |
A autora é responsável pelo laboratório de química do Colégio Bandeirantes. Contatos podem ser feitos pelo telefone (0xx11) 5087-3556 ou pelo e-mail erosa@colband.com.br.