Vários profissionais e estudantes têm procurado o Conselho para reclamar que não conseguem vaga para participar do Ciclo de Palestras. A alegação mais comum é de que estão recebendo o
Informativo com atraso e quando ligam para se inscrever as vagas já estão esgotadas.
O que cabe esclarecer é que o jornal do Conselho é colocado nos Correios para distribuição entre os dias 15 e 20 do segundo mês do bimestre. Por sua vez, os Correios têm até cinco dias úteis para fazer a entrega. Isso quer dizer que algumas pessoas receberão o jornal no dia seguinte ao da postagem, enquanto outras – independentemente da cidade onde residam – estarão com seus exemplares até sete dias depois, considerado o final de semana.
Não é possível, no momento, corrigir essa distorção. O
Informativo é postado numa categoria chamada "impresso", que é a mais barata. Se o modo de remessa fosse alterado para a categoria seguinte (carta comercial), o prazo de entrega seria reduzido para dois dias úteis. Porém, os custos de postagem passariam de R$ 0,32 a unidade para R$ 0,60, tornando financeiramente inviável a distribuição dos 70 mil exemplares.
Para minimizar o problema, desde outubro/99 o Conselho passou a divulgar a grade de palestras na seção "eventos" do site (
www.crq4.org.br). A relação é colocada na Internet no mesmo dia em que o jornal é entregue aos Correios (entre os dias 15 e 20 do segundo mês do bimestre). Isso permite aos interessados tomarem conhecimento das palestras antes de receberem o jornal. Junto com a grade, e visando não prejudicar quem não tem acesso à rede mundial, era fixada uma data a partir da qual as reservas poderão ser feitas.
Outra regra, em vigor desde o bimestre passado, foi a proibição de que seja feita mais de uma reserva por ligação. Assim, quando o interesse for por três palestras, passou a ser necessário fazer três ligações. A razão? Há pessoas que ligam uma única vez, inscrevem-se em todas as palestras e depois ou não confirmam a participação ou o fazem para uma ou duas apresentações. Como não há funcionários para cuidar exclusivamente da organização de eventos, não é possível montar uma lista de espera que seria usada justamente para preencher as vagas abertas por aqueles que não confirmam sua presença.