O Colégio Oswaldo Cruz, da Capital paulista, está comemorando 40 anos da formatura da primeira turma do seu Curso Técnico de Química Industrial e convida os ex-alunos a participarem das festividades marcadas para o dia 25 de setembro de 1999.
O Curso Técnico de Química Industrial do Oswaldo Cruz foi um marco na história do ensino da química no Brasil por ter sido o primeiro do gênero a entrar em funcionamento em toda a América do Sul. Devido à sua grande aceitação, serviu de base para tornar o Complexo Oswaldo Cruz no maior formador de profissionais da química de todo o País. Estimativas da própria escola apontam para algo em torno de 15 mil profissionais químicos formados tanto pelo colégio quanto pelos cursos de nível superior.
A criação do curso técnico se deveu principalmente à perseverança e visão de futuro do já falecido professor Mário Bruno Capuani. Em meados dos anos 1950 , Capuani constatou que o País não dispunha de mão-de-obra suficientemente qualificada para atender às indústrias químicas que começam a construir plantas industriais por aqui. Como já trabalhava no Colégio Oswaldo Cruz, instituição fundada em 1914, o mestre elaborou o projeto para o novo curso, que foi aprovado pelo então diretor da escola, o professor Oswaldo Quirino Simões, também falecido.
Com aproximadamente 60 alunos, a primeira turma começou o curso em 1956. Anos mais tarde, quando as previsões de Capuani tornaram-se realidade e um grande número de indústrias químicas se instalou no Brasil, a procura pelo curso técnico aumentou muito, com o colégio chegando a contabilizar 3 mil alunos matriculados.
Entusiasmados com o sucesso, em 1967 os professores Quirino Simões e Capuani ampliaram o projeto original e criaram doius cursos de nível superior (Química Industrial e Engenharia Química). Estava, assim, fundada a Escola Superior de Química. No ano seguinte, completando o ciclo natural de crescimento da Instituição em torno da área química, foram lançados os cursos de Bacharelado e Licenciatura, ministrados pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras.
Os cursos de química oferecidos atualmente pela Oswaldo Cruz estão entre os melhores do País. Com 27 laboratórios voltados exclusivamente para a área e com um corpo docente de primeira linha, constitui-se numa das escolas com infra-estrutura mais adequadas para o ensino da profissão. No ranking elaborado ano passado pela revista Playboy, o curso de Química Industrial da Oswaldo Cruz aparece entre os oito melhores classificados.