Alunos e professores receberão seus prêmios dia 25 de junho
Com recorde de inscrições, 17, a segunda edição do Prêmio CRQ-IV chega ao fim com a escolha de quatro monografias produzidas por estudantes de química dos níveis médio e superior. Cada aluno receberá um certificado e R$ 5 mil livres de impostos. Os professores que orientaram os trabalhos também receberão um certificado e um prêmio líquido de R$ 2,5 mil. A entrega dos prêmios ocorrerá dia 25 de junho, data escolhida pelo Conselho para comemorar o Dia Nacional do Profissional da Química.
Na categoria Engenharia Química, a vencedora foi a aluna Débora Stênico, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep/SP). Orientada pelo professor Carlos Otávio Mariano, ela concorreu com o trabalho "Determinação de Nitrito e Nitrato em Carnes Conservadas por Espectrofotometria UV-Visível".
Aluna do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), de Araraquara (SP), Fabiana Deróbio Oliveira levou o prêmio na categoria Química de Nível Superior com Tecnologia. O trabalho "Estudo de Difenilfosfinatos de Lantanídios como Materiais Luminescentes para Dispositivos Moleculares de Conversão de Luz" foi conduzido sob a orientação da professora Elizabeth Berwerth Stucchi.
"Uso da Diálise para a Transformação de Sulfato de Tório em Nitrato de Tório" é o título da monografia vencedora na categoria Química Nível Superior. Produzida por João Coutinho Ferreira, da Faculdade Osvaldo Cruz (SP/SP), teve a orientação do veterano professor Alcídio Abrão que, aliás, foi o vencedor do Prêmio Fritz Feigl deste ano (veja a matéria).
No certame mais disputado, onde concorreram dez trabalhos, Fernanda Potomati foi a ganhadora na categoria Química de Nível Médio. Autora do trabalho "Operacionalização do Processo de Reciclagem do Alumínio", ela é aluna da Escola SENAI Mário Amato, de São Bernardo do Campo (SP), e foi orientada pela professora Édina Marta.