Cerimônia - Homenagens e premiações no Dia do Profissional da Química
A cerimônia em comemoração do Dia do Profissional da Química este ano ocorreu no dia 17 de junho, na sede do CRQ-IV. A data - oficialmente 18 de junho - simboliza a entrada em vigor da Lei 2.800/1956, que criou o Sistema CFQ/CRQs. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e foi marcado por entrega de prêmios e de homenagens. No final, houve um show com o tenor Rinaldo Viana, convidado do Presidente e dos Conselheiros do CRQ-IV. As pessoas citadas nesta matéria estão com suas fotos identificadas por números.
A principal parte da cerimônia foi a entrega do Selo de Qualidade CRQ-IV. Trata-se de uma certificação dada aos melhores cursos de nível médio do Estado. Lançado oficialmente há dois anos, o Selo é a etapa final de um programa de qualificação. O Colégio Técnico de Lorena e a Escola Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo, foram as duas primeiras instituições a terem seus cursos certificados. As placas representativas foram entregues pelo presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis e recebidas por seus diretores: José Mario Pinto de Oliveira (1) e Silvia Helena Carabolante (2).
Como tradicionalmente ocorre, também foram entregues prêmios a estudantes. Esta etapa teve início com a entrega da placa representativa das Olimpíadas de Química - competição promovida pela seção paulista da Associação Brasileira de Química - ao aluno do Colégio Etapa, Daniel Kakiuthi, que na foto (3) aparece ao lado do vice-presidente do CRQ-IV, Hans Viertler.
Na sequência, o presidente Manlio de Augustinis entregou o Prêmio CRQ-IV aos seguintes concorrentes: (4) André José Cardoso de Miranda, Roberto Scalone Filho e o professor Nilton Roberto Fiorotto, vencedores na categoria "Química de Nível Médio", da Escola Senai Fundação Zerrener, (5) Artur Guazeli Leme Silva e a professora Denise Freitas Siqueira Petri, vencedores na categoria "Química de Nível Superior", do Instituto de Química da USP; (6) Juliana Ayumi Takara, Renata Borges do Nascimento e os orientadores Luiz Alberto Jermolovicius e José Tomaz Senise, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, vencedores na categoria "Engenharia da área Química".
O Conselho ainda entregou placas de honra ao mérito aos representantes de cada categoria com registro mais antigo na entidade. Foram eles: (7) Antonino Gerace, Técnico Químico; (8) Shirochi Itami, Químico de Nível Superior; (9) Eduardo Motta Alves Peixoto, Químico com Atribuições Tecnológicas; e (10) Carlos Vicente Ferrero, Engenheiro Químico.
Ex-mecânico e vendedor de
consórcio, o tenor Rinaldo Viana ganhou projeção nacional em 2001 ao vencer um concurso de calouros. Desde então, vendeu milhares de CDs, fez centenas de apresentações, inclusive na Europa. Atualmente, desenvolve o projeto "Tenor nas escolas", que divulga a música lírica para crianças.