CRQ-IV e OAB-SP assinam convênio na área ambiental
Uma parceria destinada a combater crimes ambientais, fornecendo as informações necessárias quando a solução for de competência de ambas as partes, foi selada no dia 30 de julho entre o CRQ-IV e a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). O convênio foi assinado pelos presidentes das entidades, Manlio de Augustinis e Luiz Flávio Borges D’Urso, respectivamente.
Com prazo de validade indeterminado, o acordo prevê que, sempre que necessário, o Conselho pode oferecer suporte técnico ambiental e a OAB-SP, subsídio na parte legislativa e jurídica no âmbito de ambas as Comissões do Meio Ambiente, a fim de se empenharem em conjunto para a solução de impasses dessa natureza.
O Conselho se compromete, ainda, sempre que solicitado, a fornecer nomes de profissionais para atuarem como peritos ou assistentes técnicos em ações judiciais, bem como para ministrarem palestras, seminários e outras atividades de interesse comum na área ambiental.
Durante o evento, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-SP, Carlos Alberto Maluf Sanseverino, falou sobre desejo do CRQ-IV de integrar o Conselho Estadual do Meio Ambiente. A proposta foi encampada de imediato por Luiz Flávio Borges D’Urso, que se comprometeu a enviar ofício à Secretaria Estadual do Meio Ambiente manifestando apoio à ideia.
A ponte entre a OAB-SP e o Conselho foi feita por Suely de Camargo, Engenheira Química, advogada e integrante da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV. Além dela, também representaram o CRQ-IV na solenidade a advogada Catia Stellio Sashida, gerente do Departamento Jurídico, e os engenheiros químicos Wagner Contrera Lopes e Andrea de Batista Mariano, ambos da Gerência de Fiscalização.
Por parte da OAB-SP, prestigiaram a assinatura do convênio a vice-presidente Márcia Regina Machado Melaré, o diretor-tesoureiro, Marcos da Costa, e a diretora adjunta Tallulah Kobayashi Carvalho.
Anunciados os vencedores de prêmio para projetos de MDL
A cerimônia de premiação da primeira edição do prêmio Dê Crédito ao Meio Ambiente - destinado a reconhecer projetos baseados em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) - ocorreu dia 23 de setembro, em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O CRQ-IV apoiou desde o início esta iniciativa, tendo, inclusive, integrado a comissão julgadora. Seu representante foi o Químico Industrial Laércio Romeiro, da Comissão Técnica de Meio Ambiente.
Resultado de uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e a revista Meio Ambiente Industrial, o prêmio recebeu 31 inscrições, sendo 20 na categoria “Ideias de Projeto” e 11 na categoria “Projetos Implantados”.
Os trabalhos contemplados na categoria “Ideias de Projeto” foram:
Melhor Benefício Socioambiental: IDDEIA – Instituto de Defesa e Desenvolvimento do Inteiro Ambiente (Valença/RJ), com o projeto “Biodigesto- res e Créditos de Carbono para o produtor rural”. Melhor Benefício Econômico Financeiro: ArcelorMittal Bio Energia (Belo Horizonte/MG), que participou com o “Programa Produtores de Florestas Plantadas Sustentáveis na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais”.
As empresas foram contempladas com um certificado de participação, troféu e carta de confirmação da consultoria oferecida pela Sustain Capital.
Agraciados com um certificado de participação e troféu, os Vencedores da categoria “Projetos Implantados” foram:
Lara Energia (de Mauá/SP) com o “Projeto de Conversão de Gás de Aterro em Energia”. Plantar S/A (de Belo Horizonte/MG) com o “Projeto de Reflorestamento como fonte renovável de suprimento de madeira para uso industrial no Brasil”.