Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho recebeu o V EPOA


O “V Encontro Nacional sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (EPOA)” foi realizado de 26 a 29 de outubro nas dependências do CRQ-IV, que apoiou diretamente o evento. O encontro foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Química Verde e Ambiental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (Laboratório de Simulação e Controle de Processos) e pelo Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente, da mesma universidade.

As discussões giraram em torno de processos oxidativos avançados no tratamento de diferentes matrizes ambientais (efluentes industriais, água bruta e tratada, atmosferas confinadas, solos etc). Participaram do encontro perto de 120 profissionais atuantes em universidades nacionais e internacionais, fabricantes de equipamentos, prestadoras de serviço e agências de controle ambiental. Convidados vindos da Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, França e Itália, além de renomados professores brasileiros, reconhecidos nas áreas da Química e Engenharia Química, fizeram diversas palestras.

A edição deste ano do EPOA trouxe uma inovação em relação aos assuntos abordados pelos palestrantes. “Como estamos na quinta edição do evento, conseguimos mesclar e apresentar o antes, o durante e o depois do tema.

Os palestrantes convidados fizeram um balanço do que já foi feito com relação aos processos oxidativos no mundo, como está sendo feito hoje e qual a projeção disso para o futuro. Este modelo foi bem recebido pelos participantes, que puderam ter uma visão geral e mais realista”, salientou Renato Sanches Freire, professor do Instituto de Química da USP e coordenador do EPOA.

Além das palestras, os participantes ainda se dividiram em grupos para a realização de sessões sobre temas como degradação fotocatalítica de fluoroquinolonas utilizando um reator solar tipo CPC, utilização de TiO/H5PW10 V2040 irradiado com luz visível para degradação fotocatalítica de dimetil sulfeto em fase gasosa e aplicação do processo de eletrocoagulação seguido por degradação fotocatalítica utilizando TiO2 na degradação de efluente têxtil.

O encontro foi encerrado com a realização de três conferências sobre o tema “Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”, no CEPEMA/USP, em Cubatão. Estas apresentações ficaram sob a responsabilidade de representantes da USP, Petrobras e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região