O “V Encontro Nacional sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (EPOA)” foi realizado de 26 a 29 de outubro nas dependências do CRQ-IV, que apoiou diretamente o evento. O encontro foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Química Verde e Ambiental do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (Laboratório de Simulação e Controle de Processos) e pelo Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente, da mesma universidade.
As discussões giraram em torno de processos oxidativos avançados no tratamento de diferentes matrizes ambientais (efluentes industriais, água bruta e tratada, atmosferas confinadas, solos etc). Participaram do encontro perto de 120 profissionais atuantes em universidades nacionais e internacionais, fabricantes de equipamentos, prestadoras de serviço e agências de controle ambiental. Convidados vindos da Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, França e Itália, além de renomados professores brasileiros, reconhecidos nas áreas da Química e Engenharia Química, fizeram diversas palestras.
A edição deste ano do EPOA trouxe uma inovação em relação aos assuntos abordados pelos palestrantes. “Como estamos na quinta edição do evento, conseguimos mesclar e apresentar o antes, o durante e o depois do tema.
Os palestrantes convidados fizeram um balanço do que já foi feito com relação aos processos oxidativos no mundo, como está sendo feito hoje e qual a projeção disso para o futuro. Este modelo foi bem recebido pelos participantes, que puderam ter uma visão geral e mais realista”, salientou Renato Sanches Freire, professor do Instituto de Química da USP e coordenador do EPOA.
Além das palestras, os participantes ainda se dividiram em grupos para a realização de sessões sobre temas como degradação fotocatalítica de fluoroquinolonas utilizando um reator solar tipo CPC, utilização de TiO/H5PW10 V2040 irradiado com luz visível para degradação fotocatalítica de dimetil sulfeto em fase gasosa e aplicação do processo de eletrocoagulação seguido por degradação fotocatalítica utilizando TiO2 na degradação de efluente têxtil.
O encontro foi encerrado com a realização de três conferências sobre o tema “Meio Ambiente e Mudanças Climáticas”, no CEPEMA/USP, em Cubatão. Estas apresentações ficaram sob a responsabilidade de representantes da USP, Petrobras e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).