O "Espaço da Química" é a mais nova atração da Estação Ciência. Inaugurado em dezembro de 2008, o espaço possibilita aos visitantes terem contato com experimentos químicos relacionados ao cotidiano. Idealizado pelas professoras Maria Eunice Ribeiro Marcondes e Marcia Laudelina de Arruda Temperini, ambas do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo, o "Espaço da Química" foi patrocinado pelo CRQ-IV, que custeou a compra dos equipamentos existentes do local, num investimento de R$ 8 mil.
Durante a inauguração, o Engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV, disse que o desenvolvimento de ações que prestigiem os profissionais e enalteçam a atividade química tem sido uma preocupação constante da entidade. Nesse sentido, salientou, o Conselho considera que a entrega da instalação representava uma oportunidade para que a sociedade pudesse conhecer de forma lúdica alguns dos benefícios proporcionados pela ciência e tecnologia química.
Augustinis, que esteve acompanhado do vice-presidente do CRQ-IV e diretor do IQ, Hans Viertler, e do conselheiro José Glauco Grandi, superintendente do Conselho, afirmou que a entidade estava satisfeita em ter contribuído para a concretização do espaço e que tinha interesse em apoiar futuras ampliações.
Vinculada à USP, a Estação Ciência é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades voltadas para áreas como astronomia, meteorologia, física, geologia, biologia, informática, entre outras. Apesar de ser uma das ciências mais antigas da humanidade, a química não integrava o acervo permanente do local. Este, aliás, foi um dos motivos que levaram o CRQ-IV a apoiar a criação do novo espaço.
Os quatro experimentos químicos disponibilizados ao público são:
Filtração - Reproduz uma das etapas do processo que torna a água potável. São apresentados materiais utilizados na montagem do filtro e a função de cada um no processo de filtração.
Condutibilidade térmica - A proposta é explicar a razão de, ao tocarmos em diferentes materiais, termos a sensação de que um está frio e o outro quente, em que pese ambos estarem, na verdade, com a mesma temperatura. Relacionar a idéia de sensação térmica com calor específico e mostrar porque alguns materiais são usados como isolantes térmicos e outros como condutores de calor são os objetivos do experimento.
Condutibilidade elétrica - Trata-se de uma propriedade importante na escolha dos materiais para diferente usos no cotidiano. Explicar porque alguns conduzem eletricidade e outros não são os objetivos desse experimento.
Densidade de plásticos - As dificuldades em reciclar resíduos plásticos residem no fato de que estes se encontram misturados. O experimento permite identificar diferentes tipos de plásticos por meio da diferença de densidade e estimula a discussão sobre a reciclagem.
A Estação Ciência fica na rua Guaicurus, 1.394, próximo do shopping center Lapa, capital paulista. Funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Mais informações no endereço
www.eciencia.usp.br.